Cristina Parente, Socióloga, Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Investigadora Integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS UP).
Título de Agregada do Departamento de Sociologia da FLUP (2011). Pós-doutoramento em Administração pelo Centro de Pós-Graduação em Investigação em Administração da Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Federal de Minas Gerais (2012).
Licenciada (1990) e Doutorada (2004) em Sociologia pela FLUP. Mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (1996).
Publicações: 70 artigos em revistas; 33 capítulos de livros; 11 livros. Foi editora da segunda série de artigos de trabalho do IS-UP e de três números especiais de revistas científicas.
Orientação: 32 teses de doutoramento; 51 dissertações de mestrado; 8 supervisões de pós-doutoramento. Foi Investigadora Principal e/ou Co-Investigadora Principal em 12 projetos de investigação e membro da equipa de investigação em 22 projetos de investigação e de investigação ação.
É consultora da Agência Portuguesa para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), onde trabalha na avaliação de cursos de licenciatura e pós-graduação em Sociologia.
É consultora da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia como membro do júri de avaliação de projetos de investigação a concurso (Science4Policy).
Coordena a secção "Sociedade Civil, Economias Alternativas e Voluntariado" da Associação Portuguesa de Sociologia, onde desempenhou vários cargos: membro da direção (2000-2002), membro do conselho deontológico (2019-2021) e presidente do conselho fiscal (2021-2023). É membro fundador da Associação para o Empreendedorismo Social (A3S) (2010-2017).
Desde 2010 que tem vindo a realizar estudos comparativos sobre o ecossistema da economia social e solidária em Portugal, Espanha e Brasil. Em 2015, foi investigadora visitante no Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP) da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Desde então, é observadora da Rede Catalã de Economia Solidária (XES - Xarxa d'Económica Solidària) (Espanha). Colabora regularmente em atividades de ensino e investigação com a Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Trabalhou como investigadora visitante no Centro Interdisciplinar de Gestão em Organizações (Não)Empresariais (Nig. One) e no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), onde foi titular de uma cátedra (2018).
Foi fundadora da rede SMEL – Socio Managment and Economic Lusophone Network - Rede Lusófona Sociologia, Gestão e Economia (2019) – e é membro do Instituto de Gestão Social (2020).
Como membro do Departamento de Sociologia (DS) da FLUP, criou a Secção de Educação e Formação Contínua e liderou e coliderou a equipa de comunicação externa.
Coordenou a linha de investigação Trabalho, Emprego, Profissões e Organizações (WEPO) no IS-UP (2006-2010).
Trabalha como investigadora, coordenadora científica e orientadora de projetos relacionados com economias diversas (economia social e solidária, economia cooperativa), agroecologia e agricultura biológica, energia, empreendedorismo social, gestão de recursos humanos e avaliação de políticas e programas.
Áreas de especialização: Sociologia das Organizações, Sociologia Económica, Sociologia do Trabalho.
Projetos (Membro de Equipa)
Publicações Recentes