
Apresentação e Missão
Fundado em 1989, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) nasceu com o intuito de promover investigação em Sociologia, convocando, igualmente, o património de outras ciências sociais. Em 2002, passou a integrar a rede de Unidades científicas do Sistema Científico Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tendo vindo a cumprir, em especial a partir dessa data, um trajeto de crescimento e qualificação.
Articulando os seus objetivos e ações com os do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a atividade do IS-UP é desenvolvida por especialistas altamente qualificados e experientes das áreas da sociologia, economia, antropologia, história e linguística, sendo constituído por mais de quarenta investigadores integrados, vários bolseiros de doutoramento da FCT e mais de cinquenta investigadores colaboradores.
Centrado na investigação fundamental e na prestação de serviços de relevância social, o IS-UP tem vindo a abraçar o desafio da ciência aberta e da transferência de conhecimento, criando dinâmicas cada vez mais ativas de envolvimento com a comunidade, a par do estabelecimento de redes e parcerias com instituições públicas e organizações e da divulgação, nacional e internacional, dos resultados das suas pesquisas.
Com um pé na região e uma antena no mundo, a investigação no IS-UP está orientada para a construção de conhecimento sociológico de referência sobre a realidade social, apostando na produção de investigação sobre processos sociais com grande significado regional e local, nomeadamente em torno do desenvolvimento socioeconómico e das políticas públicas, a partir das diferentes propostas paradigmáticas e teóricas da sociologia. A atividade da Unidade sustenta a dinamização da investigação com base em procedimentos metodológicos diferenciados, dos mais orientadamente quantitativos aos que se organizam por referência às abordagens qualitativas, incluindo nestas as investigações etnográficas de terreno e de pendor sócio-histórico, que constituem domínio particularmente valorizado entre os investigadores da Unidade.
Em articulação com os objetivos relativos à promoção de conhecimento sociológico inovador, o IS-UP desempenha, também, uma missão significativa no domínio da formação científica avançada, acolhendo projetos de doutoramento com bolsas financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito de diversos programas de doutoramento nacionais e internacionais em Sociologia e/ou outras ciências sociais.
Enquanto infraestrutura científica, o IS-UP fornece o acesso a informação sociológica através do seu sítio na internet e do Repositório Aberto da Universidade do Porto. Para além de tais atividades, o IS-UP constitui-se como entidade dinamizadora de debates científicos e promove a divulgação da produção sociológica de referência realizada na Unidade através, entre outras medidas, do desenvolvimento de uma linha editorial que inclui (i) uma coleção de monografias, (ii) a Revista Sociologia – editada pelo Departamento de Sociologia da FLUP –, (iii) a revista Cadernos IS-UP, com carácter de transferência de conhecimento, e (iv) uma série de Working Papers. Ainda, o IS-UP apoia e dinamiza um conjunto de outras publicações científicas.
Orgânica
Liderado pelo coordenador e com apoio da Comissão Executiva, a política científica do IS-UP é definida pelo Conselho científico (órgão eleito de 21 investigadores integrados), tendo em conta o parecer da Assembleia de investigadores e da Comissão externa de avaliação e aconselhamento científico (composta por investigadores externos à Unidade de Investigação). Com base numa cultura de investigação que incentiva o dinamismo de grupo e o trabalho coletivo, respeitando sempre a liberdade e as escolhas individuais, o IS-UP orgulha-se de proporcionar a todos os investigadores um ambiente de investigação onde a liberdade intelectual e a inovação sociológica são princípios fundamentais.