Passar para o conteúdo principal
Estratégia
estrategia image

Enquanto centro de investigação e desenvolvimento dedicado à promoção do conhecimento sociológico, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto reúne um corpo de especialistas altamente qualificado e com uma longa experiência de investigação.

Para a implementação do programa estratégico previsto para o período 2020-2023, o Instituto de Sociologia encontra-se organizado em dois Grupos de Investigação dedicados ao estudo das problemáticas das Recomposições Sociais, Cultura e Território e do Trabalho, Família e Políticas Sociais, contemplando no seu interior desafios de investigação em domínios específicos. O Grupo Recomposições Sociais, Cultura e Território estrutura as suas atividades tendo por referência as problemáticas das Recomposições Sociais e Territórios e da Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais; por sua vez, o Grupo de investigação Trabalho, Família e Políticas Sociais tem as suas atividades configuradas em torno da investigação sobre os domínios do Trabalho, Emprego, Profissões e Organizações e Família, Envelhecimento e Género. Dotadas de um programa de trabalho denso, tanto em matéria de projetos como de indicadores de realização, as atividades dos Grupos de Investigação do Instituto de Sociologia desenvolvem-se no quadro de redes de investigação nacionais e internacionais marcadas por grande dinamismo.

Acumulando uma longa experiência de investigação científica no domínio da sociologia que é, simultaneamente, dotada de forte vocação para o desenvolvimento de investigações multidisciplinares, a atividade dos Grupos de Investigação do Instituto de Sociologia está orientada para a construção de conhecimento sociológico de referência sobre a realidade social, apostando, em articulação com tal propósito, na produção de investigação sobre processos sociais com grande significado regional e local. Promovendo a obtenção de conhecimento científico a partir das diferentes propostas paradigmáticas e teóricas da sociologia, a atividade da Unidade sustenta a dinamização da investigação com base em procedimentos metodológicos diferenciados, dos mais orientadamente quantitativos aos que se organizam por referência às abordagens qualitativas, incluindo nestas as investigações etnográficas de terreno e de pendor sócio-histórico, que constituem domínio particularmente valorizado entre os investigadores da Unidade.

Contribuindo, de forma relevante, para o conhecimento da realidade nacional e regional, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto desempenha igualmente um papel muito significativo enquanto infraestrutura científica, fornecendo o acesso a informação sociológica através do seu sítio na internet e do sítio na internet do Repositório Aberto da Universidade do Porto. Para além de tais atividades, o Instituto de Sociologia constitui-se como entidade dinamizadora dos debates científicos que marcam a disciplina a nível nacional e internacional, promove a divulgação da produção sociológica de referência realizada na Unidade através, entre outras medidas, do apoio à edição de uma coleção de monografias, da organização de coleções especiais, como os Cadernos da Pandemia, da edição de uma série de Working Papers e, ainda, do apoio e dinamização a outras publicações científicas.

Em articulação com os objetivos relativos à promoção de conhecimento sociológico inovador, o Instituto de Sociologia realiza também uma missão significativa no domínio da formação científica avançada, articulando as suas atividades com os trabalhos do Departamento de Sociologia da FLUP, em particular com o respetivo Curso de Doutoramento em Sociologia, cujos estudantes bolseiros têm o Instituto de Sociologia como instituição de acolhimento.

 

PROGRAMA ESTRATÉGICO 2020-2023

Abraçando o desafio da Ciência Aberta e da Transferência de Conhecimento, constitui objetivo estratégico do IS-UP, no período 2020-2023, ampliar e consolidar a capacidade da unidade colocar o conhecimento sociológico ao serviço das comunidades, do seu bem-estar e qualidade de vida, com especial incidência na região Norte de Portugal e, em especial, nos territórios dentro e na fronteira com a Área Metropolitana do Porto.

O IS-UP já demonstrou, em inúmeras ocasiões, o contributo que pode trazer aos mais diversos atores da sociedade civil, das instituições públicas e do mundo empresarial. O desafio que se avizinha é fazer desta uma área o investimento central da unidade, o que passará pela construção de um modelo renovado de gestão e comunicação da investigação, com infraestruturas adequadas e recursos humanos qualificados. A ambição é consolidar o IS-UP como um parceiro relevante na produção de conhecimento científico que pode informar os processos de tomada de decisão e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região.

São objetivos específicos:

  • O1: Alargar o conhecimento sociológico a novos públicos;

  • O2: Colocar o IS-UP como parceiro-chave a ser auscultado na definição da agenda política em temas onde os/as investigadores/as são especialistas reconhecidos;

  • O3: Aumentar a equipa de investigadores/as;

  • O4: Aumentar e expandir o ambiente colaborativo entre investigadores/as;

  • O5: Ampliar a participação dos investigadores no sistema científico internacional;

  • O6: Aumentar a divulgação dos resultados da pesquisa na comunidade científica;

  • O7: Implementar procedimentos de verificação de revisão de ética da investigação.

 

Alinhamento das principais atividades científicas com os ODS:

ODS4ODS5ODS8ODS10ODS11ODS12ODS17

 

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

Outros Contactos

 

fct-logo

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo