É da atividade científica contínua dos investigadores e investigadoras do Instituto de Sociologia que se faz a sua história, mas há acontecimentos que marcam estrategicamente o seu desenvolvimento. Com este cronograma, destacamos alguns dos mais relevantes.
Convidamos a clicar em cada um dos marcos temporais para saber mais!
1989
Fundação do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) – designado, à época, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ISFLUP) –, foi fundado em 1989 por iniciativa do Professor António Teixeira Fernandes.
Desde a sua criação, o IS-UP mantém-se ligado ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com foco na dinamização e articulação de linhas de investigação relativamente autónomas.
“Tratou-se, na altura, de responder aos desafios de uma jovem licenciatura (criada em 1985 pelo mesmo Professor), em particular no que dizia respeito ao enquadramento da investigação em que se lançavam os docentes do novel curso, permitindo, por um lado, o trabalho colectivo em contexto de «laboratório» e, por outro, a afectação de recursos necessários às exigências da investigação empírica. No que concerne à primeira dimensão, desejava-se a superação das derivas solitárias que, amiúde, fomentam uma espécie de economia da discussão e da crítica intersubjectivas. Por outro lado, a segunda dimensão penetrava o tecido institucional da Faculdade de Letras, tradicionalmente organizada, no domínio da investigação, em Institutos, mas pouco vocacionada para acolher as especificidades do trabalho de campo em Sociologia. Criava-se, por isso, um espaço de crítica, de trabalho colectivo, de divulgação científica, mas também de afirmação de um princípio de autonomia. A antecipação das condições de possibilidade de uma prática autónoma é, porventura, um dos melhores antídotos para a imposição de lógicas heterónomas. Enquanto sociólogos, não podemos desligar o nosso conhecimento prático dos acréscimos de reflexividade que o ofício proporciona e exige.”
João Teixeira Lopes, “A investigação sociológica no Porto: origens e encruzilhadas para o futuro”, Sociologia – Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. VI, 2006, pp. 15-24.
1991
Criação da Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
A Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, criada em 1991, é da responsabilidade do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e, desde sempre, esteve ligada à atividade científica do Instituto de Sociologia.
Seguindo de perto o funcionamento de um Curso Universitário e a actividade do Instituto de Sociologia, [a revista Sociologia] pretende, antes de mais, dar a conhecer os trabalhos que aí são produzidos. Contendo, no entanto, um indiscutível valor de incentivo e de resposta à pesquisa promovida internamente, não alimenta qualquer vontade de fechamento. Existirá a suficiente abertura a outros resultados de investigação, sempre que considerados compatíveis com a sua dimensão.
António Teixeira Fernandes, “Apresentação”, Sociologia – Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. I, 1991, pp. 7-8.
2002
O Instituto de Sociologia integra a rede de unidades de investigação da FCT. João Teixeira Lopes assume a coordenação do Instituto de Sociologia
O Instituto de Sociologia integra a rede de unidades de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), passando a ser a Unidade nº. 727 do Sistema Científico Nacional.
A unidade passa a estruturar-se em quatro linhas de investigação:
Desigualdades, Cultura e Território
Família e Género
Trabalho, Emprego, Profissões e Organizações
Globalização, Valores Sociais e Políticas Públicas
João Teixeira Lopes assume a coordenação do IS-UP até fevereiro 2010. A comissão executiva era ainda constituída por Eduardo Vítor Rodrigues e Sofia Cruz.
2009
A FCT atribui ao Instituto de Sociologia a classificação “Bom”
A FCT atribui ao Instituto de Sociologia a classificação “Bom”, como resultado do processo de Avaliação de Unidades I&D 2007.
2010
Virgílio Borges Pereira assume a coordenação do Instituto de Sociologia
Virgílio Borges Pereira assume a coordenação do IS-UP em março de 2010 e permanece no cargo até abril de 2015. A comissão executiva era ainda constituída por José Madureira Pinto e João Queirós.
2011
Lançamento da segunda série de Working Papers e da Plataforma Barómetro Social
Lançamento da segunda série de Working Papers e da Plataforma Barómetro Social, publicação em série totalmente eletrónica organizada pelo IS-UP.
2013
Instituto de Sociologia integra a fundação Universidade do Porto e redefine-se em dois grupos de investigação
O Instituto de Sociologia integra a fundação Universidade do Porto – fundação pública com regime de direito privado – e passa a ser designado por Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Redefinição da estrutura do IS-UP em dois grupos de investigação: Recomposições Sociais, Cultura e Territórios e Trabalho, Família e Políticas Sociais. Cada um destes grupos contempla no seu interior desafios de investigação em domínios específicos:
- Recomposições Sociais, Cultura e Território estrutura as suas atividades tendo por referência as problemáticas das Recomposições Sociais e Territórios e da Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais;
- Trabalho, Família e Políticas Sociais tem as suas atividades configuradas em torno da investigação sobre os domínios do Trabalho, Emprego, Profissões e Organizações e Família, Envelhecimento e Género.
2015
FCT atribui ao IS-UP a classificação “Muito Bom”. Ester Gomes da Silva assume a coordenação do Instituto de Sociologia
A FCT atribui ao IS-UP a classificação “Muito Bom”, como resultado do processo de Avaliação de Unidades I&D 2013.
Ester Gomes da Silva assume a coordenação do IS-UP entre maio de 2015 e agosto 2016. A equipa era ainda composta por Bruno Monteiro e Idalina Machado.
Lançamento da terceira série de Working Papers.
2016
Alexandra Lopes assume a coordenação do Instituto de Sociologia
Alexandra Lopes assume a coordenação do IS-UP entre setembro de 2016 e março de 2020. A equipa era ainda composta por Hernâni Veloso Neto e Lígia Ferro.
2019
FCT atribui ao IS-UP, pela segunda vez, a classificação “Muito Bom”
A FCT atribui ao IS-UP a classificação “Muito Bom”, como resultado do processo de Avaliação de Unidades I&D 2017.
2020
João Teixeira Lopes assume a coordenação do Instituto de Sociologia
João Teixeira Lopes assume, pela segunda vez, a coordenação do IS-UP em abril de 2020. A equipa é, também, constituída por Idalina Machado e Lígia Ferro.
Lançamento da quarta série de Working Papers e da edição especial Cadernos da Pandemia.
2021
Lançamento da nova revista Cadernos IS-UP
Os Cadernos IS-UP publicam textos originais sobre temáticas específicas e com um carácter de transferência de conhecimento, visando concretizar o valor da ciência e maximizar o seu impacto. Funcionando como uma ponte entre a universidade e a sociedade, a ciência e a prática ou, ainda, entre a investigação e a intervenção social.
2023
Integração da revista "Sociologia - Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto" na linha editorial do IS-UP
A Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na qualidade de revista científica, tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos de natureza sociológica que primam pela qualidade e pela relevância, em termos teóricos e empíricos. É, igualmente, um espaço que inclui os contributos provenientes de outras áreas disciplinares das ciências sociais.
A revista integra a linha editorial do Instituto de Sociologia desde dezembro de 2023, sendo editada pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se encontra sediada desde a sua criação em 1991, e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.