Smelnetwork - Rede lusófona de Sociologia, Gestão e Economia

Sobre

A SMEL Network (Socio Management & Economic Lusophone Network) constituiu-se como grupo de investigação, no âmbito do convénio interinstitucional assinado, pela primeira vez em 2010, por iniciativa da professora Cristina Parente (Universidade do Porto) e do professor Allan Barbosa (Universidade Federal de Minas Gerais) que, desde então, têm assegurado o trabalho de coordenação e dinamização do projeto de investigação e ensino “Desenvolvimento socioeconómico numa perspetiva comparada entre Portugal e Brasil”.

A sua consolidação e alargamento foram sendo realizadas com base no intercâmbio docente e discente de ambos os países, com predominância da vinda de estudantes de pós-graduação brasileiras/os para a Universidade do Porto, acolhidos pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP).

Formalizada em 2019, a SMEL Network resulta da consolidação de relações de colaboração entre várias/os professoras/es, estudantes de pós-graduação e investigadoras/es, alargadas a várias instituições, ao longo dos últimos 12 anos. Para tal, tem contribuído sobretudo a formação pós-graduada em áreas temáticas que mobilizam o cruzamento de conhecimentos interdisciplinares entre a Sociologia, a Economia e a Gestão.

Para além dos membros do IS-UP (indicados infra), o trabalho de  intercâmbio desenvolvido tem sido protagonizado por alguns membros de universidades brasileiras fundadores da rede SMEL, particularmente Ana Hermeto Frederico G. Jayme Jr da Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Destaque para membros de outras organizações brasileiras de ensino e pesquisa integrantes da rede SMEL,  Glauciene Silva Martins do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Naldeir dos Santos Vieira da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Marcus Vinicius Cruz da Fundação João Pinheiro (FJP), Amyra Sarsur também da  Fundação João Pinheiro (FJP) e GEDI/PUC Minas, Wilson Amorim da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Pereira e Stefania Becattini Vaccaro da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Reginaldo de Jesus Carvalho Lima  da Fundação Pedro Leopoldo (FPL) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Na sua trajetória, a SMEL Network desenvolveu três Seminários internacionais realizados em 2018, 2019 e 2022 (programas infra), na Universidade do Porto com a presença de seus membros e convidadas/os. Além disso, destaca-se a publicação em 2019 da obra “Sociologia, Gestão e Economia: diálogos transversais entre Brasil e Portugal”, da autoria de diversos membros da rede.

A SMEL Network pretende aprofundar o trabalho conjunto desenvolvido há uma década e fortalecer a sua capacidade de formação e investigação por meio da incorporação de novas instituições e estreitamento das redes de parceria com novas/os membros integrantes docentes e discentes.

Contacto: smelnetwork@gmail.com

logotipo
Instituição Proponente
Universidade Federal de Minas Gerais (colaboração protocolada)
Entidades Envolvidas

ENTIDADES FINANCIADORAS:

FCT Portugal e CNPq Brasil.

Rede de Cooperação Interinstitucional