Passar para o conteúdo principal
O que se diz sobre nós
O que se diz sobre nós

logotipo_Jornal Público
Matthew Desmond: “Podemos abolir a pobreza nos EUA com políticas sensatas”

Matthew Desmond: “Podemos abolir a pobreza nos EUA com políticas sensatas”
Sociólogo venceu o Pulitzer de não-ficção, entre outros prémios de renome, com a sua etnografia sobre os despejos nos EUA. Todos os anos, há 3,6 milhões de processos de despejos no país.

Matthew Desmond proferiu a conferência anual do Instituto de Sociologia no passado dia 14 de fevereiro. 

logo jornal Publico
Desigualdades. Dizem que é “uma espécie de mapa de um país esquecido”

Desigualdades. Dizem que é “uma espécie de mapa de um país esquecido”
Livro Portugal Esquecido – Retratos de um país desigual, coordenado por Catarina Martins e João Teixeira Lopes, é lançado neste fim-de-semana
 

Logo_oguia
SEMINÁRIO Ao encontro de Antonio Negri

O filósofo e militante Antonio Negri faleceu em Paris no final de 2023. O seminário conta com intervenções de quem, em Portugal, foi interpelado pela sua atividade e pensamento. 

Referência a: José Soeiro

logotipo_Postal
Editora do Algarve lança livro de Vítor Belanciano “Estás na moda ou na merda?”

A editora Traça, sediada no Algarve, vai lançar o livro “Estás na moda ou na merda?”, de Vitor Belanciano, no dia 27 de Janeiro, às 18:00 na Casa do Comum, Bairro Alto, em Lisboa, uma obra com pequenos textos de reflexão.O prefácio do livro é de Cátia Oliveira, ou seja, a cantautora A Garota Não, e o posfácio de Paula Guerra (académica, investigadora).

logotipo_A Verdade
Alunos e professores da Escola Secundária de Amarante debateram a educação no 25 de abril

“Viver Abril na educação” foi o mote para o debate entre alunos e professores da Escola Secundária de Amarante na manhã de quinta-feira, dia 11 de janeiro. No auditório da Escola Secundária de Amarante, o debate teve como principal palestrante João Teixeira Lopes, professor doutorado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

coimbra.pt logotipo
CM Coimbra promove 2ª edição do Programa de Capacitação Cultural dedicado às entidades locais

A Câmara Municipal de Coimbra vai dar continuidade ao programa de capacitação cultural, dirigido às entidades culturais do concelho de Coimbra, cuja primeira edição se realizou em 2023. Com temáticas distintas e com um leque de formadores de reconhecida especialidade nos diversos domínios, a primeira de nove sessões de formação agendadas tem início no próximo dia 20 de janeiro estendendo-se até ao dia 28 de fevereiro.

Referência a Cristina Farinha.

Notícias UP - logotipo
Religiões da Europa em análise em novo título da U.Porto Press

"Contemporary Challenges to the Regulation of Religions in Europe", obra assinada por investigadoras Helena Vilaça  e Maria João Oliveira do Instituto de Sociologia da U.Porto, é um dos mais recentes a integrar a coleção Transversal da U.Porto Press, e debate a relação Estado-religiões nas sociedades pós-modernas, caraterizadas pelo pluralismo religioso.

Logotipo Esquerda net
Exposição da luta dos precários em Lisboa até dia 17

Depois de passar pelo Porto e por Coimbra, a exposição "Do Mayday à crise pandémica: quinze anos de luta contra a precariedade" pode ser vista esta semana em Lisboa.

A exposição resulta de uma parceria entre a Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

Logo - JPN-JornalismoPortoNet
Vinil: O “culto” que perdura na era ‘streaming’

Com o intuito de compreender a longevidade do vinil, o JPN entrevistou Paula Guerra, autora do artigo “House of Golden Records: Portugal’s Independent Record Stores (1998–2020)”. A investigadora defende que existe uma “recusa da desmaterialização da música” e que a atração pela estética 'retro' representa uma “resistência a um capitalismo massivo”.

logo jornal Publico
A vida de José Rui, Isabel e Gustavo deu uma volta. Hoje está num museu

Albergues do Porto e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto juntaram-se para mostrar percursos de vida de oito pessoas que ali vivem. Exposição é inaugurada nesta quarta-feira.

Conheça mais sobre o trabalho do Núcleo IS-UP do Museu da Pessoa, aqui.

logotipo_Diário do Minho
UMinho debate desafios da investigação doutoral na era da inteligência artificial

Seminário do Departamento de Sociologia conta a 20 de outubro com Lígia Ferro, Helena Machado e Inga Ulnicane, entre outros. Os desafios da investigação doutoral e a inteligência artificial são o tema do seminário inaugural do doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho.

Logotipo JN
Poder de compra das classes médias é dos mais baixos da União Europeia

Rede de centros de investigação analisou desigualdades entre países nos rendimentos, impostos e custo de vida. Um ganho médio alto em Portugal corresponde ao pobre de França ou Alemanha.

João Teixeira Lopes analisa. 

logotipo_Jornal Público
O “orgulho” de ser do Aleixo numa instalação que resgata a memória do bairro

O “orgulho” de ser do Aleixo numa instalação que resgata a memória do bairro
Aleixo Memorabilia integrou a participação lusa na Bienel de Veneza em 2021. Agora, a obra é exposta no Porto e promove um debate. Pode a memória do Aleixo resistir aos seus escombros? 
 

Um projeto com o apoio do Instituto de Sociologia da da Universidade do Porto, através do seu subgrupo de investigação Recomposições Sociais e Territórios.

logotipo_Notícias Magazine
A praxe está a mudar, mas continua a ser um negócio

Os rituais, a integração, as festas, os brindes, os patrocínios, o negócio. A cultura do passado, as práticas do presente, o que se lê e vê nas entrelinhas. Há todo um mundo a acontecer para milhares de alunos que entram pela primeira vez no ensino superior. Receções de boas-vindas, kits que se dão e que se compram, jogos para quebrar o gelo, programas à medida. Não se fala abertamente de uma indústria. É o mercado a funcionar, é a lógica do consumo a rolar.

João Teixeira Lopes analisa. 

logotipo_Jornal Público
Qual o impacto da Estratégia de Integração Cigana? Avaliação lançada com inquérito online

Equipa encarregada de fazer avaliação externa da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas quer escutar pessoas ciganas. A avaliação externa da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas é coordenada por Inês Barbosa, investigadora do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

logotipo pnb online
Seminário ECCO: Artes, Artivismos, Feminismos e Sul Global

Discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPG/ECCO), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participaram da edição anual dos Seminários PPGECCO. Como parte da programação a palestra de encerramento foi realizada pela professora doutora em Sociologia, Paula Guerra, da Universidade do Porto, em Portugal, com o tema: Artes, Artivismos, Feminismos e Sul Global.

logo
"As comunidades pobres são os únicos lugares onde há mercados de drogas ao ar livre"

Médico e antropólogo cultural, Philippe Bourgois considera que faz sentido descriminalizar as drogas sintéticas. Esteve no Porto com uma mensagem: proibir não funciona.

logo
IX Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA) divulga programação com palestrantes

Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, o IX Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), sediado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará uma série de encontros com o tema “Juventudes e Outros Modos de Viver: rebeldias, resistências e autonomias”. 

Paula Guerra.

Logo Notícias ao minuto
Motins nos subúrbios? “A presença dos adolescentes não é nova”

Muitos dos protagonistas dos recentes tumultos em França na sequência da morte do jovem Naël eram tão ou mais novos do que a vítima, um fenómeno que não é novo, sobretudo em motins urbanos nos subúrbios, de acordo com vários especialistas.

Virgílio Borges Pereira analisa.

logo
Programa complementar ajuda a mergulhar no imaginário de Esgar Acelerado

A programação paralela da exposição “Delírio e Cura”, patente no Gabinete Gráfico — espaço da rede do Museu do Porto situado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett —, oferece um conjunto de visitas temáticas e uma oficina com o artista, sempre aos sábados. A participação em todas as atividades é gratuita.

Curadoria de Paula Guerra

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

Outros Contactos

 


fct

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo