Passar para o conteúdo principal
O que se diz sobre nós
O que se diz sobre nós

Logo_Antena1
Cultura - Eça de Queiroz no Panteão Nacional

Emissão especial com os convidados Mário Cláudio, João Teixeira Lopes e Fátima Outeirinh.o e os repórteres da Antena1. Edição de António Jorge e João Vasco.

Logo_TSF
Reportagem TSF. Samões, Vila Flor: a aldeia que quer saber envelhecer (primeira parte)

A reportagem da TSF foi acompanhar os trabalhos de uma academia de direitos humanos em Samões, um projeto que é modelo misto de escola, investigação, partilha, aprendizagem. A iniciativa foi batizada "Uma Aldeia Que Sabe Envelhecer", empreitada de esforço e vontades reunidas pela Associação Transmontana pelo Desenvolvimento (ATPD), presidida por Ana Correia: "Nós temos uma parceria com a Faculdade de Letras do Porto, com o Instituto Sociologia da Universidade do Porto; já desde o início da fundação da associação que estão cá representados. Vamos ter uma professora de lá, a professora Cristina Parente; temos também uma parceria com o professor Bernardo Previdência, que é da Universidade do Minho, da área do Design e temos a Professora Teresa Martins, que é da ESE (Escola Superior de Educação) do Instituto Politécnico do Porto."

Logo__DGArts
Direção-Geral das Artes e Universidade do Porto promovem estudo de avaliação do Programa Arte e Periferias Urbanas

Liderado pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto sob a coordenação científica do Professor João Teixeira Lopes, o estudo de avaliação agora acordado tem, ainda, como objetivo a identificação de linhas de aprofundamento para medidas de política futura no setor das artes, que concorram para diminuir as assimetrias territoriais urbanas no acesso à criação e fruição artística.

Logo_JN
Assumir ciganofobia como problema acelerará a inclusão

Para acelerar a inclusão social, “a ciganofobia deve ser reconhecida como um problema pelo Estado”, sublinhou ao JN Inês Barbosa, socióloga da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A também coordenadora do Estudo Nacional das Comunidades Ciganas (ler caixa) concretiza: “Incluir o termo anticiganismo no Código Penal, tal como se fez em Espanha, é um passo fundamental porque afeta todas as outras dimensões [da vida das comunidades]”.

logo_Radio Covilhã
A saúde das comunidades ciganas em debate na Covilhã

Depois de um ano no terreno com a comunidade cigana do Tortosendo, em ações em torno da sua saúde e da sua relação com a saúde, “chegou a hora de partilhar os resultados do projeto e de trazer à região um conjunto de especialistas em que se inclui Bruno Oliveira, mediador cigano que exerce na Unidade Local de Saúde de S. José (Lisboa) e a responsável nacional pelo estudo de avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (2013-2020), Inês Barbosa”, sublinha a organização. 

Logo_Regiao de Leiria
“O PIB não mede o bem-estar”, diz o investigador Gabriel Leite Mota

É o único português doutorado em Economia da Felicidade e tem dedicado a sua atividade ao estudo formal da relação entre a satisfação do indivíduo e a economia, que vai muito para além do Produto Interno Bruto. O tempo necessário para ir para o trabalho ou chegar a casa é um dos temas que também deve ser valorizado, explica o investigador.

Logo_Sic Notícias
Há mais mulheres do que homens com trabalho part-time em Portugal

As desigualdades no emprego em Portugal também se sentem no trabalho em part-time. Em muitos casos, não é uma forma de obter rendimento extra, mas a única opção por falta de um trabalho a tempo inteiro. A maioria das pessoas neste esquema são mulheres.

O investigador Frederico Cantante explica que “40% das pessoas que trabalham em part-time fazem de forma involuntária”. Ou seja, “estariam disponíveis para trabalhar a tempo inteiro, mas não conseguem”, realça a socióloga e professora Cristina Parente.

Logo CNN Portugal
Não ter formação superior torna a procura de emprego cada vez mais difícil

A diferença entre a taxa de emprego dos jovens portugueses com um nível de ensino básico e os licenciados aumentou 6,6 pontos percentuais em 20 anos, sendo mais elevada entre os estudantes com ensino superior, segundo o estudo liderado por Lígia Ferro, da Universidade do Porto, e Pedro Abrantes, da Universidade Aberta e do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. As conclusões foram hoje divulgadas no estudo “A educação e os seus efeitos sobre as oportunidades dos jovens”.

logo jornal Publico
Na era das low cost, associações continuam a ser “porto de abrigo” dos portugueses em França

Na era das low cost, associações continuam a ser “porto de abrigo” dos portugueses em França perfil dos emigrantes que saem de Portugal rumo a França mudou muito nas últimas décadas – rejuvenesceu, é mais intermitente e qualificado. Ainda assim, a "necessidade de estar ligado a Portugal" por via das associações mantém-se. Dantes como agora, estas são porto de abrigo, "uma porta de entrada para a integração social" no país de destino, aponta o sociólogo João Teixeira Lopes.

Logo_Forbes
Portugal vai ser palco do maior evento científico de sociologia na Europa

Além da Associação Europeia de Sociologia, estão envolvidos na organização do certame no Porto, um consórcio de Centros de Investigação e Universidades da Zona Norte e Centro de Portugal, entre os quais o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (liderado pela Associação Portuguesa de Sociologia). 

Logo_Jornal económico
Sociólogos discutem no Porto as bizarrias da sociedade moderna

A organização refere que sociólogos e cientistas de todo o mundo vão juntar-se para discutir os grandes problemas da sociedade, espoletados pelas crises e desafios globais dos últimos tempos, e mostrar que, como defende Lígia Ferro, presidente da ESA, “o impacto da sociologia na vida das pessoas é tangível e, eventualmente, até salvífico”.

JN_logotipo
São mais e mais adorados: festivais de tamanho médio multiplicam-se pelo país

Se tem a sensação de que há um festival em cada esquina, não está sozinho: há cada vez mais festivais - sobretudo de pequena e média dimensão. Não competem pelo público das grandes produções - cada vez mais massificadas - , dão a conhecer os seus territórios e especializam-se em géneros específicos de música. É este o retrato traçado por Paula Guerra, socióloga dedicada à criação artística contemporânea.

Logo CNN Portugal
Sem dúvida que as forças de segurança são um dos setores mais radicalizados

O sociólogo João Teixeira Lopes avalia se as forças de segurança são um setor mais propício à adesão à extrema-direita. A seu ver, são dos setores "mais radicalizados".

logo avozdetrasosmontes
Projeto que chama jovens universitários para o concelho

A segunda edição, chamada de “A Aldeia que sabe envelhecer”, na aldeia de Samões, em Vila Flor, tem o objetivo de desenvolver um diagnóstico das condições sociais e habitantes mais velhos da aldeia. 

A iniciativa tem o apoio e participação do Instituto de Sociologia. 

Logo CNN Portugal
Antigo Bairro do Aleixo vai voltar a ter cinco torres, mas irá ter uma "diminuição do stock habitacional"

A zona do antigo Bairro do Aleixo vai voltar a ter torres, uma delas com 21 andares - um dos edifícios mais altos da cidade. Ao Público, João Queirós, que foi o sociólogo que acompanhou de perto o desmantelamento do Bairro do Aleixo, refere que a forma como o processo está a ser levado a cabo irá originar uma “diminuição do stock habitacional de iniciativa e gestão pública”.

logo jornal Publico
O futuro do Aleixo terá novas torres de habitação, mas para outros moradores

Encosta do antigo bairro vai ter 13 prédios, um dos quais com 21 pisos, e apenas uma fracção de casas a custos controlados. É uma “substituição social”, diz sociólogo que acompanhou desmantelamento.

Entrevista a: João Queirós.

 

Logo JMadeira
Da Felicidade.

Conheci o Gabriel Leite Mota, especialista em Economia da Felicidade, em finais de 2018. Convidei-o a vir ao Funchal, no início de 2019. Fomos oradores num ciclo de conferências, cuja temática versava a Inclusão Social. A mim, coube-me abordar, relacionar e lançar a questão sobre a fatalidade da pobreza. Ao meu colega de painel, a relação entre a Economia e a Felicidade. O que determina a felicidade, com base nas dimensões económicas. 

Logo Radio Renascença
Não basta pôr o país a crescer para garantir a felicidade das pessoas.

Em entrevista à Renascença, Gabriel Leite Mota, doutorado em Economia da Felicidade, diz que os políticos falam demais em crescimento e quase nunca em felicidade. Explica o que falta em Portugal para subir o índice de bem-estar e que influência tem o salário e outros bens materiais na felicidade de cada um.

Logo Diário de Notícias
Mil milhões em apoios. E os jovens vão regressar?

Na última década, um em cada três jovens emigrou. O auge aconteceu em 2013, em plena intervenção da troika, e continuou nos anos seguintes. Não se vislumbra uma alteração do fenómeno. A maioria dos que partiu não tenciona voltar nem acredita que as novas medidas anunciadas pelo governo consigam estancar a saída.

João Teixeira Lopes comenta.

JN_logotipo
A liberdade está a passar cada vez menos por aqui.

Efeitos da cultura do cancelamento fazem ressurgir fantasmas da censura. Tentativas de condicionamento dividem a opinião dos especialistas.

João Teixeira Lopes comenta.

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

 


fct

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo