About
O ambiente de aprendizagem faz parte dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo proponente desde o ano de 2011 e é considerado uma dimensão mediadora do sistema de aprendizagem em ação. Em 2018, teve início um projeto específico envolvendo ambientes de aprendizagem que já possibilitou a finalização de uma dissertação de mestrado, um projeto de iniciação científica e a aprovação de dois artigos para publicação e apresentação no Enanpad 2021. Os resultados parciais desses estudos e o potencial de internacionalização da pesquisa colaboraram para o desenvolvimento desta proposta, que tem como objetivo analisar a contribuição de Ambientes Multidimensionais de Aprendizagem (AMAs) na formação discente e na prática docente. Entende-se o ambiente de aprendizagem como o local onde a aprendizagem acontece (FRASER, 2002), que abrange recursos de aprendizagem e tecnologias, meios de ensino, modos de aprendizagem (WARGER; SERVE; DOBBIN, 2009), que pode ser analisado a partir de uma perspectiva multidimensional abrangendo as dimensões física, psicológica, social, tecnológica (SILVA; SILVA; COELHO, 2019) e pedagógica. A proposta prevê a validação de uma Escala de Avaliação de Ambientes Multidimensionais de Aprendizagem (EAMA) no Brasil, na Espanha e em Portugal. A proposta apresenta as seguintes contribuições: (a) a validação de uma escala para analisar o ambiente de aprendizagem e sua validação em três países pode contribuir para ampliar o impacto do ambiente de aprendizagem em vários contextos multiculturais; (b) a caracterização e análise do ambiente de aprendizagem em uma perspectiva multicultural pode indicar como contextos educacionais de vários países impactam na formação de profissionais e na prática docente; (c) a análise das relações entre AMAs e a autoeficácia docente, a autorregulação da aprendizagem, o engajamento e a motivação e satisfação pode auxiliar a avaliar as implicações do AMA na formação discente e na prática docente; (d) a análise do ambiente de aprendizagem, a partir de uma perspectiva multicultural e multidimensional, pode auxiliar na delimitação de estratégias de ensino que potencializem a formação profissional. A metodologia da pesquisa abrange duas etapas: a primeira envolve a validação da EAMA no Brasil, na Espanha e em Portugal. A segunda etapa da pesquisa envolve a realização de uma survey nos três países para analisar a relação entre o AMA e a autoeficácia docente, como também a autorregulação da aprendizagem, o engajamento, a motivação e satisfação de estudantes de cursos de graduação em Administração no Brasil e em Portugal e nos cursos de Gestão, Tecnologia e Engenharia da Espanha. Além do impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico, por meio dos estudos realizados, a pesquisa também impactará na melhoria da formação, uma vez que serão realizadas ações de formação docente nos três países. Em termos de contribuição intelectual, o projeto potencializará a troca de experiências entre pesquisadores de três países, fortalecendo o desenvolvimento científico sobre o ambiente de aprendizagem e colaborará com a formação de recursos humanos, por meio da formação de pesquisadores em nível de iniciação científica e mestrado, tanto na UFPB, como nas Universidades estrangeiras. Do ponto de vista tecnológico e social, os resultados dos estudos vinculados ao projeto podem fomentar inovações nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes das universidades envolvidas, como também colaborará com a formação e a prática docente, o que ratifica o seu potencial de contribuição para a melhoria da qualidade da formação e impacto para a atuação profissional no mundo do trabalho.
Beneficiadores finais/população-alvo: Docentes de instituições de ensino superior (Brasil, Espanha e Portugal); Estudantes matriculados nos cursos de Administração/Gestão de universidades públicas brasileiras, portuguesas e espanholas.
Cronograma: março 2022-fevereiro 2025
Coordenação: Anielson Barbosa da Silva (Universidade Federal da Paraíba); Cristina Parente (responsável na UO).