Passar para o conteúdo principal
Imagem projeto

Inteligência Artificial e Direitos Humanos

Em Curso

Descrição

Projeto de doutoramento “Inteligência Artificial e Direitos Humanos”
Referência: UI/BD/150781/2020
Área científica: Sociologia das Organizações; Sector da Economia Social e Solidária; Pobreza e Exclusão Social; Novas Tecnologias / Era Digital
Orientação: Cristina Parente (IS-UP); Co-orientadora: Goreti Marreiros (ISEP); Co-orientador: António Vieira de Castro (ISEP)
Cronograma: dezembro 2020-maio 2024


Resumo: A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a assumir-se como uma temática prioritária nos programas e objetivos das principais instituições internacionais com responsabilidades politicas e sociais, quer pelas potencialidades de desenvolvimento socioeconómico que subentende, quer pelos múltiplos riscos e desafios éticos que coloca aos Direitos Humanos Fundamentais. O seu caracter disruptivo decorrente da velocidade, amplitude e impacto sistémico que caracterizam a revolução tecnológica na qual se insere, de forma hegemónica, fazem da IA um “fenómeno social total” sobre o qual a abordagem sociológica se torna premente. Este projeto propõe estudar os impactos da IA nos Direitos Humanos, através da promoção do conhecimento e da reflexão sobre Inteligência Artificial Responsável / ética; envolvendo os principais stakeholders. Definimos como objetivos específicos: 1. Identificar os principais desafios e potencialidades da IA na relação com os Direitos Humanos; 2. Identificar as estratégias da União Europeia no que concerne às Politicas Públicas para a promoção da IA Responsável; 3. Identificar as representações sociais sobre Inteligência Artificial e sobre os seus Impactos nas sociedades em geral e nos direitos humanos em particular; 4. Identificar estratégias de prevenção de riscos decorrentes da utilização de sistemas inteligentes; 5. Promover a participação ativa de grupos multidisciplinares/stakeholders na reflexão/ação sobre IA Responsável; 6.  Promover a disseminação do conhecimento sobre Inteligência Artificial Responsável. Adotamos uma metodologia de Investigação-ação, de cariz qualitativo, baseada numa postura epistemológica construtivista, assente fundamentalmente em entrevistas semiestruturadas e em Grupos Ativos de Reflexão/Comunidades de Prática.


Beneficiadores finais/população-alvo: Peritos em Inteligência Artificial /áreas tecnológicas e outros stakeholders de áreas como: Politicas Sociais; Educação; Direito; Filosofia, Sector da Economia Social/3º Sector; Comunidade em Geral.

Coordenador
Parceiros
Instituição proponente: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)
Instituição de acolhimento: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)
Instituições parceiras: ISEP; ONG’s/IPSS’s/ONGD’S/Centros de Investigação de IA/outras.
Entidade de Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT)
Ano de início
2020

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

Outros Contactos

 

fct-logo

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo