About
Resumo: Ainda hoje pouco se sabe sobre as práticas artístico-musicais das pessoas ciganas, nem tampouco se conhece em termos académicos e até no plano da intervenção social e política as potencialidades associadas à utilização da arte e da música cigana enquanto ferramenta para (e na) inclusão social. Este projeto baseia-se na mobilização da música-dança enquanto mecanismos de ignição de dinâmicas comunitárias e potenciadoras de ações de cidadania ativa, focadas sobretudo nas pessoas ciganas. Trata-se de uma abordagem inovadora – experimental - de caráter local, não olvidando a conexão com a cidade de Lisboa e com as dinâmicas nacionais - e que se relaciona com o sucesso recente e crescente de artistas de origem e/ou com um reportório próximo das raízes culturais ciganas (p.e. Nininho em Portugal e Rosalía, no espectro internacional). Pretende-se mapear, conhecer e dar visibilidade aos protagonistas, aos processos de criação, produção e de disseminação artístico-musicais das pessoas ciganas, assim como aos espaços de criação e circulação formais e informais, valorizando estas culturas híbridas-invisibilizadas do espaço público e da arena artístico-musical. Partindo destes territórios, iremos conhecer vozes, sonoridades, saberes, numa perspetiva de trabalho colaborativo e participativo criando oportunidades de desenvolvimento local e comunitário, de convivência multicultural e de sustentabilidade económica.
A música assume múltiplas configurações e funcionalidades, neste caso em particular, funciona como linguagem primordial e unificadora, muitas vezes transmitida geracionalmente e em contexto familiar e comunitário, sendo ao mesmo tempo matéria de valorização, preservação e transmissão cultural. A arte, e a música, confundem-se com a vida, acompanhando e intensificado as hipóteses de transformação social, rompendo com ideias feitas e estigma, seja numa vertente artística, ou num olhar sociocultural, capaz de operar transformações sociais e abrir novas possibilidades.
Beneficiadores finais/população-alvo: Moradores no/s bairros BIP/ZIP, destinatários diretos das actividades; Organizações e terceiro setor no/s bairros BIP/ZIP; Moradores do concelho de Lisboa; Organizações e terceiro do concelho de Lisboa; Moradores da Grande Lisboa; Organizações e terceiro da Grande Lisboa.
Áreas científicas: sociologia, arquitetura, geografia cultural
Cronograma: novembro 2024 - novembro 2025
Equipa: Paula Guerra (Investigadora responsável na UO), Maria Manuela Mendes, Sofia Sousa, Vitor Beanciano, Tiago Pereira.