Rita Pinheiro é actriz, criadora, dramaturga e professora. Actualmente, é Doutoranda em Criação Artística na Universidade de Aveiro e possui um Mestrado em Artes Cénicas, ramo de Interpretação e Direcção Artística, pela ESMAE. Além disso, concluiu o Curso de Gestão e Produção de Artes do Espectáculo. Iniciou-se no mundo das artes no Balleteatro há mais de vinte e, desde então, participou em inúmeros espectáculos. Trabalhou em cinema, televisão, dobragens, publicidade e é vocalista do projecto Rita Light. Além da representação, escreve regularmente e é professora de teatro.
Em 2021, destacou-se pela criação, texto e interpretação do monólogo “Camaleoa. Do Corpo ao Manifesto”, um espectáculo original, resultante de uma extensa investigação sobre o universo das trabalhadoras do sexo, apresentado pela primeira vez no Teatro Helena Sá e Costa.
Persistente nas suas crenças e activista contra as desigualdades sociais, encontra na arte uma voz política que utiliza para amplificar as histórias daqueles que vivem à margem.
Subgrupos de Investigação