António Teixeira Fernandes
Professor António Teixeira Fernandes foi fundador do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Instituto de Sociologia e da Revista de Sociologia. Não há um só domínio da génese da Sociologia na Universidade do Porto que não tenha sido instigado pelo Professor que, a seu modo e em diferentes circunstâncias, nos tocou a todos.
O Professor António Teixeira Fernandes doutorou-se pela Universidade Gregoriana de Roma, em 1972. Exerceu as funções de Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras, de 1987 a 1991 e de Delegado nacional, por nomeação governamental, no Comité para a Investigação Socioecónomica Aplicada, em Bruxelas, de 1994 a 1997. Na Faculdade de Letras e na Universidade do Porto deixa vívidas memórias do seu dinamismo e liderança.
O Professor transmitiu-nos um legado impressionante. A sua obra, vastíssima, engloba, entre outras temáticas, uma reflexão sobre os grandes clássicos da Sociologia (Durkheim, Weber, Simmel…), uma indagação apurada sobre os fundamentos epistemológicos da prática científica, um programa de pesquisa sobre as manifestações religiosas e a relação entre Estado e Igreja na formação social portuguesa e, ainda, vários livros sobre o Estado, o poder político e a cidade nas suas múltiplas escalas.
O exemplo e a obra perdurarão. É nosso dever prolongar o legado que uniu, num só projeto, a docência e a investigação em Sociologia na Universidade do Porto.