Oficinas Biográficas, com Elsa Lechner

OFICINAS BIOGRÁFICAS

11 e 12 OUT

Com Elsa Lechner

Encontram-se abertas as inscrições para as Oficinas Biográficas, dinamizadas por Elsa Lechner, doutorada em Antropologia Social (EHESS, 2003), investigadora associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, autora de vários livros e artigos dedicados à pesquisa biográfica no estudo das migrações. Atualmente desenvolve atividades de docência e de dinamização de oficinas biográficas em contextos universitários e extrauniversitários. Trata-se de um instrumento metodológico de expressão e de partilha de experiências através da produção de narrativas temáticas por parte de participantes voluntários com o objetivo de aprofundar um dado tema a ser trabalhado em grupo. Pode ser utilizada para desenvolver investigação, ou para pesquisa-ação, formação, ou ainda num sentido cívico ‘para contruir comunidade’.

No dia 10 de outubro, às 17h, terá lugar uma aula aberta sobre a metodologia. Nos dias seguintes, são dinamizadas duas oficinas distintas, para as quais é necessária inscrição prévia.

OFICINA DE PROJETO | 11 OUT | 15H30 – 18H30 | SALA DE REUNIÕES 1 - FLUP

A primeira oficina é dirigida a estudantes de mestrado e doutoramento interessados em aprofundar a reflexão sobre os seus próprios projetos. Cada participante será convidado/a a escrever uma página sobre a motivação para escolher o seu tema de trabalho, estado da sua pesquisa, inquietações, dúvidas, dificuldades e horizonte de execução, a partilhar sem medo no grupo. A oficina ajudará cada participante a melhor se apropriar da sua proposta de dissertação e o grupo a tomar consciência das dimensões coletivas dessas mesmas inquietações e dificuldades de percurso.

OFICINA DE CARREIRA | 12 OUT | 15H30 – 18H30 | SALA DE REUNIÕES 1 - FLUP

A segunda oficina é orientada para investigadores que desejem suscitar um diagnóstico conjunto dos desafios atuais vividos nas suas carreiras. Cada participante será convidado/a a escrever uma página autobiográfica sobre a sua experiência de vida como investigador/a, partilhando em voz alta o seu texto no grupo. A enunciação e escuta destas experiências potenciará uma reflexão conjunta e um diagnóstico das realidades concretas desta carreira no grupo, o que permitirá aprofundar as questões de fundo vividas na pele pelos.as investigadores, bem como a forma como cada u/a se reposicionará perante o seu próprio trabalho e classe profissional.

Limite de 6 participantes por oficina. Inscrições até 1 de outubro, para: comunicacaoisup@letras.up.pt, com indicação de nome, idade, formação e motivação para participar (um parágrafo).

cartazoficinas