2ª Escola de Verão Internacional do ISUP

2023-07-03

- 2023-07-07

2ª Escola de Verão Internacional do ISUP
Da guerra e da paz: como as tensões e os conflitos atravessam as sociedades

3 e 7 de julho de 2023
Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Vivemos hoje em guerra declarada na Europa. Um embate bélico devastador. Mas alguma vez teremos vivido em paz? Como se declinam as “guerras” nas várias esferas da sociedade (política, religião, economia, estrutura de classes, novos e velhos media, género, etnia…)? Quais são os gatilhos dos embates societais? Qual o papel dos conflitos na (re)composição social? O que está a acontecer com a dessocialização que alastra no quotidiano? Que “vazios” sociais se estarão a criar? Não poderão  os consensos, por vezes, ter igualmente consequências nocivas na reprodução do conformismo e do status quo? Que mediações se podem criar entre os antagonismos? Como se resolvem? Em que escalas? Qual o papel da academia na análise destas disputas?

Urge criar um tempo e um espaço de discussão crítica que permita estabelecer pontes sólidas entre a universidade e a cidade na abordagem destas questões. A programação da escola inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, sessões de leitura partilhada e também oficinas, visitas guiadas e momentos culturais, em colaboração com artistas e organizações locais.

Destinatários
Qualquer pessoa, dentro ou fora da academia, portuguesa ou estrangeira, com licenciatura completa e interesse pelas temáticas abordadas.

Participações confirmadas!
Keynote speakers: Phillipe Bourgois e Gerben Moerman
Mesas-redondas: Ana Lúcia Santos, Cristina Roldão,  João Teixeira Lopes, José Manuel Pureza, Lígia Ferro, Manuel Carlos Silva, Miguel Crespo, Maria Paula Meneses, Virgílio Borges Pereira, etc.
Oficinas: Cláudia Marisa, Flora Paim, Renata Gaspar;
Visitas-guiadas: Interstruct Collective e Pedro Levi Bismark
Conferências-Performance: Gaya de Medeiros e Rebecca Moradalizadeh

Teaser aqui!

Valor das propinas
120 euros - trabalhadores
80 euros - estudantes
0 euros - desempregados/as

Inscrições até 15 de abril, através do formulário.
Comunicação de resultados: 4 de maio

Programa completo em anexo.
Em caso de dúvida, contatar: isupsummerschool@gmail.com