About
Projeto de doutoramento “Transglobal Indie: a configuração das cenas de rock independente do Porto e de Fortaleza pelas ruas das cidades (1980-2020)”
Referência: SFRH/BD/140040/2018
Área científica: Sociologia
Orientação: Paula Guerra (IS-UP)
Cronograma: setembro 2018-outubro 2022
Resumo: A investigação tematiza a relação entre músicos autointitulados “independentes” e o poder público de suas cidades. Nesse sentido, trata-se de uma investigação acerca da relação entre artistas e o Estado, ou entre o campo cultural e o campo do poder. A pergunta que serve de deixo para a investigação é: o que significa “independência” para músicos que se dizem independentes mesmo atuando com o apoio da câmara municipal de suas cidades? Se é possível se dizer “Independente” mesmo trabalhando nesses termos, então, que definição de independência é essa? Porque é tão importante dizer-se independente e de que maneira essa categoria opera como uma insígnia de prestígio, ou seja, como um signo de distinção social?
Beneficiadores finais/população-alvo: Músicos independentes, gestores de políticas públicas voltados para o campo cultural, sociedade civil consumidora de cultura.