About
Projeto de doutoramento “Não é apenas uma Nova Lisboa. É um Novo Mundo sonoro luso-afro-euro-brasileiro. Reconfigurações e reparações identitárias"
Referência: 24.04059.BD
Área científica: Artes Performativas e da Imagem em Movimento
Orientação: Jorge Ramos do Ó (Universidade de Lisboa - Instituto da Educação); Simone Pereira de Sá (Universidade Federal Fluminense - Brasil); Paula Guerra (Universidade do Porto – Instituto de Sociologia)
Cronograma: junho 2025 - junho 2029
Resumo: As cenas artístico-musicais-culturais-criativas, fixadas na Grande Lisboa, e desenvolvidas por descendentes das gerações que viveram os processos de descolonização têm vindo a assumir um incontornável relevo. Estas cenas foram capazes de afirmar, através da música, identidades híbridas questionadoras de cidadania, da pertença e da reparação. Nascia uma Nova Lisboa. Nos últimos anos, a comunidade artística brasileira em Portugal cresceu em número, intervenção e influência. Simultaneamente, no Brasil, há cada vez mais interesse pelas músicas afro-portuguesas. De uma só vez, a música, as suas representações, os seus praticantes, reinventam África, Portugal e Brasil: expondo complexidades identitárias diaspóricas. A partir de abril de 1974, almejamos contribuir para o aprofundamento, o desenvolvimento e a desmistificação desse debate em relação a essas cenas como cenários-reticulares de cruzamento identitário, político, artístico e mediático. De perfil comparativo e transatlântico (Cabo Verde, Angola, Portugal, Brasil), e com base numa metodologia qualitativa de estudos de caso alargados, o projeto visa explicar e compreender estes produtos, atores, e contextos partilhados, reconhecendo-os como forma de expressão, de comunicação e de manifestação social-política diaspórica - determinantes para a abordagem das identidades luso-afro-euro-brasileiras contemporâneas.
Beneficiadores finais/população-alvo: Comunidade Científica da CPLP; Investigadores da CPLP; Tecido artístico-musical da CPLP