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Estudo de Avaliação do Projeto “Percursos de Cidadania –Alfabetização Solidária e Literacias”

Concluído

About

Resumo: O projeto “Percursos de Cidadania – Alfabetização Solidária e Literacias” é uma iniciativa da APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos / Aprendências, que se enquadra no esforço de alfabetização e promoção da literacia de pessoas adultos. Realizado em diversos contextos da Região Norte, ele visa combater o analfabetismo literal, regressivo e funcional da população adulta, contribuir para uma cidadania informada e ativa, promovendo a inclusão social, fomentar a valorização socioeconómica e territorial, e sensibilizar para a importância da Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, implicando, num esforço coletivo de intervenção socioeducativa, um conjunto alargado de atores e instituições relevantes dos contextos onde se desenvolve. O projeto assume-se como “piloto” e pretende consolidar-se como exemplo de abordagem a replicar, com as adaptações devidas, em múltiplos pontos do território do país. Assenta no princípio da corresponsabilização e numa lógica de cooperação interinstitucional e de trabalho em rede, que se traduzem numa dinâmica de organização e operacionalização das ações em regime de copromoção, com envolvimento e mobilização ativa de instituições públicas e privadas e de membros das comunidades implicadas. Recentemente, a lógica e a metodologia de trabalho do Projeto foram reconhecidas pelo Programa “Bairros Saudáveis”, que aprovou uma candidatura para financiamento da ampliação e qualificação das atividades num dos contextos de realização da iniciativa (“Percursos de Cidadania” em Paranhos, Porto). A intervenção com os participantes é desenvolvida em sessões de trabalho organizadas numa lógica de “oficina” por “Grupos de Facilitadores / Educadores de Adultos”. Associada ao desenvolvimento destas oficinas, decorre uma ação de monitorização e avaliação da respetiva concretização e resultados, ação que está a cargo de uma equipa de investigadores do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, em que se integra João Queirós, professor daquela Escola e investigador do IS-UP. Em articulação com este esforço de avaliação, a equipa procura reconstituir e analisar os trajetos sociais, educativos e profissionais, bem como as experiências educativas, das pessoas adultas envolvidas em processos de alfabetização e de promoção de competências básicas de literacia como os que a APEFA promove.

Área(s) científica(s): Ciências da Educação; Sociologia

Beneficiadores finais/população-alvo: Pessoas analfabetas ou com baixa literacia dos diversos municípios em que decorre o Projeto.  

Cronograma: janeiro 2019 - julho 2023

Membros da Equipa
Parceiros
APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (Proponente)
ESE-P.PORTO
IEFP (Delegação Regional do Norte)
Fundação Manuel António da Mota
Centros Qualifica
Câmaras Municipais
Juntas de Freguesia e IPSS de diversos municípios da Região Norte
Instituições participantes (não parceiras): Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Entidade de Financiamento
Programa “Bairros Saudáveis” / Governo – República Portuguesa
ESE-IPP
Montante Global:
40100.00 €
Ano de início
2019
Ano de conclusão
2023

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

 


fct

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

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