About
Projeto de doutoramento: “Entre discursos e práticas: o papel do Estado na formação de crianças leitoras em zona de vulnerabilidade social do Porto"
Referência: 2022.14534.BD
Área científica: Sociologia
Orientação: Natália Azevedo (FLUP, IS-UP)
Cronograma: Setembro 2022-Agosto 2026
Resumo: O projeto tem como objeto de estudo as práticas políticas do Estado que visam a formação de crianças leitoras. O núcleo central de análise é delimitado ao conjunto de discursos e práticas do Estado coordenados para a implantação e desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura (PNL), no período de 2006 a 2022, em que o público-alvo são as crianças em contexto escolar. Tendo por base a metodologia qualitativa em uma orientação indutiva, pretende-se desenvolver um estudo de caso com foco nas crianças de 1º Ciclo do Ensino Básico inscritas no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, a fim de perceber como o Estado e a escola atuam diante de realidades e contextos específicos, nomeadamente, em territórios de vulnerabilidade social. O recorte é justificado pelo fato de que o agrupamento está situado em uma região de disparidades intraurbanas mais acentuadas em comparação com outros territórios, em que há taxas consideráveis de abandono escolar e evasão de professores - mais precisamente a freguesia de Bonfim, no município do Porto. Além disso, a primeira fase do PNL privilegia os estudantes do 1º Ciclo por estarem em estágios de aprendizagem, desenvolvimento e fluência das competências de leitura. Portanto, considera-se pertinente compreender os obstáculos à formação de leitores, promover a visibilidade sociológica aos espaços estigmatizados, bem como propor soluções adequadas aos problemas que circundam o terreno da pesquisa.
Palavras-chave: Sociologia da Cultura; Leitura; Políticas Públicas; Desigualdades Sociais; Educação.