About
Projeto de doutoramento: Condições de trabalho dos profissionais académicos
Referência: UI/BD/154289/2022 (protocolo de colaboração FCT e IS-UP)
Orientação: Carlos Manuel Gonçalves (IS-UP); co-orientação: Virgílio Borges Pereira (IS-UP)
Cronograma: março 2023-fevereiro 2026
Resumo: Este projeto de investigação visa colmatar a escassez de estudos sobre a precarização das carreiras académicas do Ensino Superior, fruto das tendências de “empresarialização” e sobreposição de “missões” (educação, investigação e externalização). Pretendemos refletir sobre as implicações das recentes reformas que têm contribuído para um processo de “hibridização” de funções (docência, investigação e gestão), visível nos quotidianos de trabalho e carreiras profissionais, associado a indícios de precarização. Suportando-nos numa metodologia compreensiva e interpretativa de pendor qualitativo, propomo-nos realizar entrevistas e sessões de focus group orientadas para as perceções de docentes e investigadores sobre as suas condições de trabalho com base nas reformas públicas instituídas no ES e também como as projetam com o maior uso do “digital” decorrente da pandemia covid-19. Além de contribuir para produzir conhecimento académico relevante e inovador neste domínio, os resultados alcançados permitirão tornar visível a centralidade do debate sobre a qualidade das carreiras académicas na agenda político-institucional.
Beneficiadores finais/população-alvo: i) Docentes de carreira e contratados do ensino superior público (universitário e politécnico); ii) Investigadores ligados a centros de I&D (contratados por via dos concursos públicos e emprego científico); iii) Especialistas das políticas de gestão do ensino superior, profissionais competentes ligados às condições de trabalho de docentes e investigadores e peritos da educação digital.