Passar para o conteúdo principal
Imagem do projeto

Design Thinking, Teoria U e Lusofonia: visão integral para mudanças de valores e paradigmas

Em Curso

Descrição

Projeto de doutoramento: Design Thinking, Teoria U e Lusofonia: visão integral para mudanças de valores e paradigmas

Referência: 2020.05058.BD

Orientação: Teresa Franqueira (DeCA); Co-orientadores: Heitor Alvelos (FBAUP), Cristina Parente (IS-UP)

Cronograma: dezembro 2020- dezembro 2023

Resumo: A investigação visa ultrapassar a lacuna teórica existente na articulação entre gestão do design, lusofonia e espiritualidade. O objetivo principal é testar e avaliar uma abordagem de gestão de design integral, através do trabalho etnográfico com grupos e comunidades lusófonos que apresentam abordagens implícitas de gestão de design orientadas pela espiritualidade. O objeto empírico do estudo serão grupos e comunidades quilombolas de origem afrobrasileira e tradicionais de agricultura familiar do Brasil e de Portugal. Propomo-nos em contribuir para uma visão integral do conhecimento em gestão de design, i.e., uma abordagem multidimensional, que engloba a espiritualidade de cada individuo e grupo e os aspetos colaborativos, coletivos, sociais nomeadamente a proximidade, afinidade e empatia. Uma abordagem que pretende pensar o design como meio facilitador de sistemas transformadores, que apresentam uma rutura com valores individualista e concorrenciais, propondo recuperar valores ancestrais e modo de vida substantivos. É neste sentido que trabalhamos a descolonização do design do modelo neo-liberal de economia e de vida. Pretende-se implementar de uma abordagem acessível e aplicável em ambientes acadêmico, empresarial, governamental, não-governamental e com a sociedade civil, nacionalmente e internacionalmente.

Palavras-chave: Gestão de Design Integral, Design e Espiritualidade, Lusofonia, Descolonização do Design e de Metodologias, Design Design para Transições, Design para Inovação Social Transformativa.

Beneficiários finais/população-alvo: Academia, empresas, governos, organizações não-governamentais e sociedade civil: nacionais e internacionais.

Coordenador
Parceiros
Instituição proponente: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)
Instituições de acolhimento: ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (Universidade do Porto), Departamento de Comunicação e Arte (DECA) (Universidade de Aveiro), Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)
Entidade de Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT)
Ano de início
2020

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

Outros Contactos

 

fct-logo

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo