Será entre os dias 10 e 15 de abril, na freguesia de Valtorno e Mourão, concelho de Vila Flor, com o título "Aldeias que Sabem Envelhecer". A iniciativa dirige-se a estudantes universitários do último ano da Licenciatura ou do Mestrado, entre os 18 e os 30 anos, das áreas da Sociologia, Psicologia, Educação Social, Design, Arquitetura ou de qualquer área no caso dos estudantes residentes em Vila Flor. As inscrições estão abertas até dia 1 de abril.
À semelhança da edição anterior, a ATPD desenvolve este projeto em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP), Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho (Lab2PT) e o Centro de Investigação & Inovação em Educação do Politécnico do Porto (InED).
A Academia conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Flor e da Junta de Freguesia de Valtorno e Mourão. Este projeto corresponde a um modelo misto de escola de investigação, trabalho de campo e aprendizagem em serviço para jovens estudantes universitários, no sentido da produção e disseminação de conhecimento sobre questões relacionadas com os Direitos Humanos para formular recomendações de ação para o futuro dos territórios transmontanos.
Esta edição volta a ter como tema central a questão do da qualidade de vida em território rural, particularmente o envelhecimento digno na comunidade. O Regulamento da III Academia pode ser consultado em https://drive.google.com/file/d/1qX0hts9Gx4E8P63UAxYoRKqtzoZl1DFi/view
