Saber dar ênfase à área das Humanidades e Ciências Sociais no desenvolvimento da política científica europeia – este é o mote através do qual Gabi Lombardo, PhD, diretora da European Alliance for Social Sciences and Humanities – EASSH, irá partir na conferência intitulada “Bridging Social Sciences and Humanities (SSH) research to science policy design: Focus on FP10”. Este evento, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com financiamento do Instituto de Filosofia da UP (IF-UP) e Instituto de Sociologia da UP (IS-UP), traz a especialista em Ensino Superior e políticas globais de investigação ao Anfiteatro Nobre da Instituição no dia 2 de setembro, pelas 14h30.
Gabi Lombardo, PhD, possui uma vasta experiência no planeamento e conceção de políticas científicas e de apoios à investigação académica. Em representação dos interesses das várias instituições de Ensino Superior que fazem parte da EASSH, da qual a FLUP também é membro, Gabi Lombardo tem desempenhado um papel proativo na defesa da investigação em Ciências Sociais e Humanas aquando da criação de políticas científicas a nível nacional, europeu e internacional. O seu posicionamento destaca-se na necessidade de elaboração de medidas políticas fundamentadas em dados investigativos concretos, bem como na importância da inclusão de investigadores no desenvolvimento dessas políticas, assegurando um financiamento estratégico e abrangente da investigação.
A conferência aberta ao público que decorre na FLUP já no início do próximo mês surge na contextualização da comunidade académica acerca do FP10 – o novo quadro político europeu para o impulsionar da investigação e inovação (I&D). Espera-se que Gabi Lombardo partilhe perspetivas relevantes na ótica da valorização do trabalho investigativo que sirvam de orientação a docentes e investigadores, assegurando uma maior qualificação da produção de conhecimento científico.