Passar para o conteúdo principal

Estado, Pobreza e Punição: Sobre o modelo analítico de Loïc Wacquant e seu contributo para a compreensão da ação institucional no caso português

Estado, Pobreza e Punição: Sobre o modelo analítico de Loïc Wacquant e seu contributo para a compreensão da ação institucional no caso português

Descrição

PINTO, Rui Pedro (2016), Estado, Pobreza e Punição: Sobre o modelo analítico de Loïc Wacquant e seu contributo para a compreensão da ação institucional no caso português, Biblioteca das Ciências Sociais – Sociologia/Epistemologia, Porto, Edições Afrontamento. ISBN 978-972-36-1524-1.

 

SINOPSE

Estado, Pobreza e Punicao corresponde a um exercicio de reflexao sociologica sobre a intervencao do Estado na regiao do espaco social marcada pelo forte peso da dominacao, procurando objetivar vertentes punitivas daquela acao. O proposito da analise aqui apresentada traduz a opcao pela intersecao de duas linhas reflexivas, uma orientada pela producao teorica sociologica vinculada a quadros analiticos e observacoes conducentes a compreensao daquela intervencao estatal e outra pelo contributo analitico do cientista social frances Loic Wacquant, com producao de conhecimentos sociologicos estaveis acerca desse problema cientifico. Tais eixos reflexivos correspondem sobretudo a duas linhas um pouco mais densas num quadriculado de muitas outras linhas de problemas e autores que se entrecruzam.

A partir das multiplas coordenadas teorico-empiricas expostas e revistas relacionalmente, realizou-se um trabalho de acompanhamento das atividades no ambito da jurisdicao penal da Delegacao Regional do Norte, da Direcao-Geral de Reinsercao Social, que deu origem a Direcao-Geral de Reinsercao e Servicos Prisionais. A incursao nesta instituicao permitiu objetivar dinamicas contraditorias das politicas de reinsercao social e o crescimento da aplicacao de penas e medidas nao privativas de liberdade cuja execucao e assegurada pela instituicao, visando discernir o ontributo deste caso do campo burocratico para a especificacao conceptual e empirica do modelo wacquantiano, mediante a evolucao sociopolitica portuguesa.

Ano de Publicação
2016
Autores

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

Outros Contactos

 

fct-logo

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo