Passar para o conteúdo principal
"Jennifer Lopez | Pop Music Festival | 23.06.2012" by Ana Kley is licensed under CC BY 2.0.

Redes de música pop periférica lusófonas: gêneros, formatos, performances e narrativas no ecossistema digital.

Em Curso

About

Resumo: Tendo em vista que a música é um importante vetor de conexão transcultural entre sentidos de pertencimento, identidades, imaginários e ações no mundo, este projeto - construído por pesquisadores brasileiros da Comunicação e colaboradores lusófonos - tem por objetivo elaborar estudo comparativo interdisciplinar voltado à análise dos aspectos estéticos, sociotécnicos e identitários característicos dos fluxos culturais das comunidades musicais lusófonas no contexto da plataformizacão da cultura. A pesquisa se estrutura em torno de quatro eixos analíticos: 1) Gêneros musicais pop-periféricos: as apropriações, reconfigurações, zonas de contaminação e “bastardizações” de gêneros do/no universo lusófono, em diálogo com a cultura pop global; 2) Formatos: as expressões musicais e audiovisuais constituídas por playlists, videoclipes, álbuns etc. em circulação nas plataformas; 3) Performances (e corporeidades): os fluxos de corpos, sotaques e sonoridades híbridas e mestiças configuradores de expressões musicais audiovisuais, em suas múltiplas conexões, tensões e desdobramentos, incluindo as performances de gosto de fãs-influenciadores; 4) Narrativas: as (novas) histórias contadas através destas expressões e seus modos de negociação com o ecossistema digital. Quais imaginários sobre a experiência diaspórica e a herança pós-colonial – em contato com o pop global – são criados? Como as invisibilidades, estigmas e tensões desta experiência são performadas e narradas a partir de redes de música pop-periférica? Quais alianças transculturais entre atores e comunidades musicais lusófonas são construídas e como elas circulam nos ecossistemas digitais? Trata-se de construir uma rede de pesquisa que contribua com aportes teórico-metodológicos para a análise de expressões das interculturalidades musicais lusófonas a partir de abordagem multidisciplinar fundada nos estudos de som e música, estudos de plataforma, estudos audiovisuais, estudos culturais e Teoria Ator-Rede.

Beneficiadores finais/população-alvo: Músicos dos países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Investigadores no âmbito da música popular; Estudantes de pós-graduação.

Cronograma: dezembro 2023 - dezembro 2026

Equipa: Paula Guerra (Investigadora resposnsável na UO - Investigadora Especialista Internacional)

Coordenador
Membros da Equipa
Parceiros
Universidade Federal Fluminense (Proposing institution)
Partner institutions: Universidade Paulista, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade do Algarve
Universidade do Porto – Faculdade de Letras, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, CICS NOVA, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md)
Entidade de Financiamento
CNPq - Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (Projeto/Contrato: 403228/2023-9)
Montante Global:
32.120
Ano de início
2023

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

 


fct

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo