About
Resumo: Este projeto de investigação centra-se na atividade desenvolvida entre as décadas de 1960 e 1990 por numerosas mulheres espanholas, como promotoras da solidariedade internacional, mas também como destinatárias da mesma, e por mulheres de outras nacionalidades que participaram na solidariedade com o antifranquismo ou em relação a Espanha. A partir de uma análise historiográfica, que dialogará com contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, esta proposta pretende contribuir para enriquecer o nosso conhecimento da segunda metade do século XX a partir de dois quadros interpretativos: a história das mulheres e do género e a história transnacional.
Interessa-nos refletir sobre o alcance do ativismo transnacional das mulheres ligado à solidariedade e o seu contributo para a deslegitimação de ditaduras, a consolidação da democracia ou de projectos políticos internacionalistas e a difusão de atitudes favoráveis aos direitos humanos e a valores igualitários. Um ativismo transnacional conduzido em particular pela sociedade civil, mas também por instituições, que desenvolveu laços formais e informais, tanto entre indivíduos como entre organizações femininas e mistas. Perguntaremos como esses encontros e desencontros construíram uma comunidade transnacional com uma identidade partilhada, em que as identidades de género foram fundamentais, e se as relações entre os seus membros não se limitaram a esquemas de ativismo/passividade de agentes e destinatários da solidariedade, mas se houve múltiplas trocas e benefícios mútuos.
O projeto está estruturado em duas etapas: em primeiro lugar, as décadas de 1960 e 1970, um contexto global de ascensão dos direitos humanos, para refletir sobre a solidariedade contra as ditaduras, as guerras e o racismo, em que os que sofreram perseguições na Espanha de Franco foram protagonistas, mas também pessoas de outras áreas geográficas. Em segundo lugar, o período entre os anos 80 e 90, um período de consolidação democrática em Espanha e de ascensão das ditaduras noutras regiões, para nos interrogarmos sobre as diferentes iniciativas de solidariedade e de cooperação internacional empreendidas pelos espanhóis, especialmente com o Sara e a América Latina; as redes de solidariedade entre diferentes movimentos feministas europeus e americanos; bem como o apoio entre projectos políticos e ONG.
Cronograma: setembro 2024 - agosto 2027
Equipa: Mónica Moreno (coord.), Ana Sofia Ferreira; Maria Rosario Ruiz Franco; Laura Branciforte Mazzola; Eva Espinar Ruiz; Maria de La Paz Pando Ballesteros; Bárbara Ortuño Martínez; Mónica Pérez; Miguel Díaz; Fátima Martínez; Alejandra Oberti; Victor Strazzeri; Karine Bergès; Carlos Ordás Garcia; Pilar Dominguez Prats