About
Resumo: O ambiente de aprendizagem é considerado uma dimensão mediadora do sistema de aprendizagem em ação, que foi desenvolvido e implantado com o apoio financeiro do CNPq no período de 2011 a 2018. Em todos os estudos decorrentes da implantação dos dois projetos, o ambiente de aprendizagem exerceu um papel determinante, seja na dimensão física decorrente da implantação do observatório de pesquisa e prática em administração (OPPA), como também na experiência de alunos e professores durante a utilização de estratégias ativas de ensino, na avaliação dos estilos de aprendizagem ou como um espaço de aprendizagem capaz de estimular a prática reflexiva dos alunos. Entende-se o ambiente de aprendizagem como o local onde a aprendizagem acontece (FRASER, 2002), que abrange recursos de aprendizagem e tecnologias, meios de ensino, modos de aprendizagem (WARGER; SERVE; DOBBIN, 2009), que pode ser analisado a partir de uma perspetiva multidimensional abrangendo as dimensões física, psicológica, social e tecnológica (SILVA; SILVA; COELHO, 2018). Esta proposta tem como objetivo analisar as implicações do ambiente de aprendizagem na formação de estudantes de cursos de Graduação em administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. A proposta apresenta as seguintes contribuições: (a) o desenvolvimento e validação de uma escala para analisar o ambiente de aprendizagem e sua validação em três países pode contribuir para ampliar o impacto do ambiente de aprendizagem em vários contextos multiculturais; (b) a caracterização e análise do ambiente de aprendizagem em uma perspetiva multicultural pode indicar como contextos educacionais de vários países impactam na formação de profissionais; (c) a compreensão das especificidades de cada uma das dimensões do ambiente de aprendizagem e suas implicações na formação profissional pode ajudar na inserção de alunos em países diferentes daquele em que o profissional foi formado; (d) a análise do ambiente de aprendizagem, a partir de uma perspetiva multicultural e multidimensional pode auxiliar na delimitação de estratégias de ensino que potencializem o engajamento dos alunos, a sua motivação para aprendizagem e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. A metodologia da pesquisa abrange duas etapas: a primeira envolve o desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação do ambiente de aprendizagem numa perspetiva multidimensional e multicultural no Brasil, na Espanha e em Portugal. A segunda etapa da pesquisa envolve a realização de uma survey nos três países para analisar a relação entre o ambiente de aprendizagem, o engajamento, a motivação e as competências socioemocionais dos estudantes de cursos de graduação em Administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. Além do impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico por meio dos estudos realizados, a pesquisa também impactará na melhoria do ensino, uma vez que serão realizadas ações de formação docente nos três países. Do ponto de vista de inovação, pretende-se desenvolver uma versão do sistema de acompanhamento da aprendizagem discente (www.saad.net.br) em espanhol e incorporação de módulos de engajamento, motivação para aprendizagem e competências socioemocionais como ações específicas deste projeto, que poderá ajudar os alunos em seu processo de formação profissional e auxiliar os professores no planejamento de ações docentes que potencializem a formação dos alunos.
Beneficiadores finais/população-alvo: Alunos e professores dos cursos de Administração
Cronograma: 2019-2022
Cristina Parente, investigadora responsável na UO.