About
Diante da pandemia do novo corona vírus e a suspensão das atividades presenciais em universidades, as instituições de ensino passaram a se reinventar para manter as aulas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE). Todavia, para manter a motivação dos alunos e inspirá-los a aprender, os docentes implementaram estratégias de ensino capazes de colocar o discente no centro do processo de aprendizagem, utilizando metodologias ativas de ensino. Diante disso, este projeto busca compreender como as metodologias de ensino ativas têm sido adaptadas para uso no ensino remoto emergencial nos cursos de Administração. Para a realização deste estudo que se caracteriza como uma pesquisa de métodos mistos serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com docentes e discentes dos cursos de Administração da Paraíba/Brasil e do Porto/Portugal que ofertaram disciplinas durante o ERE e que fizeram uso de metodologias de ensino ativa nas aulas síncronas (on line). Os dados qualitativos serão tratados a partir de uma análise compreensiva-interpretativa do discurso; enquanto os dados quantitativos serão tabulados e tratados a partir do software SPSS e realizados os testes pertinentes após identificação da amostra obtida.
Beneficiadores finais/população-alvo: Comunidade educativa envolvida nos processos de ensino-aprendizagem em administração.
Cronograma: setembro 2021-setembro 2023
O projeto é coordenado por Ana Carolina Kruta de Araujo Bispo (UFPB, Brasil); Cristina Parente (IS-UP; FLUP) é a responsável pelo projeto na UO.