About
Resumo: Respondendo ao aumento da insegurança e criminalidade na Europa, CANVAS é um projeto pioneiro que combina o desafio de especialização inteligente das TIC aplicadas às indústrias criativas, com o desafio societal de construir cidades mais seguras e inclusivas. O projeto suporta importantes agendas relativas às Cidades Seguras e à Coesão Social ao impulsionar a terceira geração da Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano e Planeamento (CP-UDP ou CPTED), promovendo parcerias comunitárias e avanços na modelação criminal suportados pelas TIC. Fomentando parcerias inovadoras entre academia, administração, polícia, artistas e comunidade (focando os NEET) em bairros de três cidades portuguesas, CANVAS é um grande passo em frente ao assumir uma abordagem holística relativamente ao crime e à exclusão social, enfatizando a espacialidade e a socialidade.
Baseado nos conceitos de concentração criminal, estigmatização territorial e policiamento inteligente, desenvolver-se-á um pioneiro sistema de apoio à decisão em base SIG que poderá ser aplicado por autoridades locais e forças policiais para perceber padrões espaciais de comportamento, crime e insegurança, bem como testar cenários de requalificação urbana e sociocultural. Igualmente, seguindo os conceitos de planeamento/policiamento comunitário, eficácia coletiva e arts-in-action, capitalizar-se-á no potencial do capital cultural como catalisador de sentimentos de pertença nos jovens, ajudando-os a lidar com, e consequentemente prevenir, a violência e a insegurança. Trabalhando com artistas locais, serão desenvolvidas iniciativas de prevenção-em-ação. Com recurso às humanidades digitais, produzir-se-ão mapas cognitivos de insegurança e do impacto socio-espacial das transformações culturais, enquanto através da criação de outputs culturais fomentar-se-á a integração social e um compromisso de prevenção. Posteriormente, alimentado por uma base de dados georreferenciada de variáveis criminais, socioeconómicas, morfo-funcionais e cognitivas, o SAD irá gerar importante conhecimento sobre as causas socio-urbanísticas que podem levar a locais inseguros. Uma app e um painel digital de monitorização CP-UDP potenciarão as valências de decisores e cidadãos. Ao combinar CP-UDP com regeneração cultural; ciências geo-sociais com uso avançado das TIC e ao promover parcerias entre comunidades, atores não governamentais e instituições, o projeto desenvolverá respostas urbanísticas, socioculturais e artísticas que reduzirão a estigmatização social, a insegurança, o crime e a violência. CANVAS preenche uma importante lacuna na investigação científica ao apresentar a combinação de ferramentas territoriais inteligentes de planeamento, geografia e sociologia como alternativas efetivas, sustentáveis e humanas às respostas tradicionais; produzindo evidência científica, dinâmicas sociais de longa duração e soluções altamente replicáveis que suportam o planeamento municipal, levando a ambientes mais seguros e atrativos.
Referência: POCI-01-0145-FEDER-030748
Área científica: Geografia e Sociologia
Beneficiadores finais/população-alvo: Populações residentes em áreas desfavorecidas no Porto, em Lisboa e em Albufeira. Jovens NEET residentes em áreas desfavorecidas no Porto, em Lisboa e em Albufeira.
Cronograma: junho 2018-maio 2022