«É com profundo pesar que vos comunico o falecimento de Michael Burawoy, vítima de um vil atropelamento e fuga, enquanto caminhava perto de sua casa em Oakland, nos Estados Unidos.
Conhecido pelas suas propostas da etnografia global, de uma sociologia pública ou do estudo de casos alargado, influenciou profundamente a sociologia contemporânea, tendo feito trabalho de campo, como observador participante a partir de um posto de operário, na Zâmbia, na Hungria, nos EUA, na India, na Rússia. Orador brilhante, pedagogo exímio, travou várias batalhas cívicas contra a mercantilização da Universidade. Tentou que a Sociologia, no seu rigor e autonomia, tornasse o mundo um lugar um pouco mais habitável e justo.
Conhecia de perto a sociologia portuguesa e a sociologia feita no Porto, que tanto apreciava. Trabalhou com alguns de nós, transmitindo o seu vigor e entusiasmo intelectual e cívico. Neste momento tão triste, incito-vos a relerem as suas obras e a manterem vivo o seu legado, atualizando-o.
Deixo-vos com uma frase, que ele muito apreciava, tomada do seu amigo Erik Olin Wright: "Where there's a way, there's a will".»
João Teixeira Lopes.