Passar para o conteúdo principal
summerschool_isup_poster

INSCRIÇÕES ABERTAS | 3ª Escola de Verão Internacional do IS-UP | até 20 de abril

3ª Escola de Verão Internacional do IS-UP

Desafios da policrise à imaginação sociológica 

 

25 a 29 de junho de 2024

Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal

 

Sérgio Godinho, cantautor português, ficou conhecido, entre outras, por uma canção intitulada “Liberdade”, onde constam os seguintes versos: “A paz, o pão, habitação, Saúde, educação. Só há liberdade a sério quando houver. Liberdade de mudar e decidir”.

 

Ora, estes versos não perderam atualidade: nem a paz, nem a habitação, nem a saúde, nem a educação, são hoje dados adquiridos para a maior parte da população, o que constrange as margens de liberdade. Na verdade, vivemos um tempo em que se percebe na pele que a História não é uma seta de sentido único, tampouco um movimento linear e unívoco, de acumulação de progresso. As regressões são múltiplas, estão à vista de todos e tornam as democracias impopulares, apoucando-as. Assim, o contexto de policrise em que vivemos sublinha a concatenação de vários processos de desordem, incerteza e medo: crises financeiras e económicas, crises sanitárias, catástrofe ambiental em curso, crise das identidades, profunda crise social com um visível aumento das desigualdades, conflitos bélicos, crise alimentar… A novidade reside na aceleração e interdependência das sociedades atuais: complexidade, imprevisibilidade, efeito cascata, causalidade transfronteiriça e sincronização causal entre os múltiplos riscos. O que se sucederá a este entrelaçar de crises? Como se configura o futuro? Em que medida as dimensões mais pessoais e vívidas se articulam com mecanismos estruturais e institucionais? Qual o papel do Estado e das políticas públicas em geral, na mitigação e resolução destes fenómenos? E da sociedade civil?

 

Uma coisa é certa e vale a pena pensar nisso com particular empenho, neste ano em que se comemoram 50 anos da Revolução Portuguesa: não é possível imitar a avestruz, nem repetir receitas que falharam. Tudo menos business as usual: ampliemos, pois, o nosso olhar, aperfeiçoemos os nossos instrumentos de análise. A imaginação sociológica não é só necessária: é urgente.

 

Destinatários/as:

Qualquer pessoa (nacional ou internacional) com licenciatura e interesse nas temáticas abordadas.

 

Valores: 

65 euros - trabalhadores/as

50 euros - estudantes

20 euros - desempregados/as 

 

Calendário: 

Inscrições até 20 de abril, através do formulário

Comunicação de resultados: 4 de maio 

 

Mais informações: 

isupsummerschool@gmail.com

URL

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

Outros Contactos

 


fct

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo