summerschool_isup_poster

INSCRIÇÕES ABERTAS | 3ª Escola de Verão Internacional do IS-UP | até 20 de abril

3ª Escola de Verão Internacional do IS-UP

Desafios da policrise à imaginação sociológica

25 a 29 de junho de 2024

Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal

Sérgio Godinho, cantautor português, ficou conhecido, entre outras, por uma canção intitulada “Liberdade”, onde constam os seguintes versos: “A paz, o pão, habitação, Saúde, educação. Só há liberdade a sério quando houver. Liberdade de mudar e decidir”.

Ora, estes versos não perderam atualidade: nem a paz, nem a habitação, nem a saúde, nem a educação, são hoje dados adquiridos para a maior parte da população, o que constrange as margens de liberdade. Na verdade, vivemos um tempo em que se percebe na pele que a História não é uma seta de sentido único, tampouco um movimento linear e unívoco, de acumulação de progresso. As regressões são múltiplas, estão à vista de todos e tornam as democracias impopulares, apoucando-as. Assim, o contexto de policrise em que vivemos sublinha a concatenação de vários processos de desordem, incerteza e medo: crises financeiras e económicas, crises sanitárias, catástrofe ambiental em curso, crise das identidades, profunda crise social com um visível aumento das desigualdades, conflitos bélicos, crise alimentar… A novidade reside na aceleração e interdependência das sociedades atuais: complexidade, imprevisibilidade, efeito cascata, causalidade transfronteiriça e sincronização causal entre os múltiplos riscos. O que se sucederá a este entrelaçar de crises? Como se configura o futuro? Em que medida as dimensões mais pessoais e vívidas se articulam com mecanismos estruturais e institucionais? Qual o papel do Estado e das políticas públicas em geral, na mitigação e resolução destes fenómenos? E da sociedade civil?

Uma coisa é certa e vale a pena pensar nisso com particular empenho, neste ano em que se comemoram 50 anos da Revolução Portuguesa: não é possível imitar a avestruz, nem repetir receitas que falharam. Tudo menos business as usual: ampliemos, pois, o nosso olhar, aperfeiçoemos os nossos instrumentos de análise. A imaginação sociológica não é só necessária: é urgente.

Destinatários/as:

Qualquer pessoa (nacional ou internacional) com licenciatura e interesse nas temáticas abordadas.

Valores:

65 euros - trabalhadores/as