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Implicações do ambiente de aprendizagem na formação de estudantes do curso de graduação em Administração: um estudo comparado entre Brasil, Espanha e Portugal

Em Curso

Descrição

Resumo: O ambiente de aprendizagem é considerado uma dimensão mediadora do sistema de aprendizagem em ação, que foi desenvolvido e implantado com o apoio financeiro do CNPq no período de 2011 a 2018. Em todos os estudos decorrentes da implantação dos dois projetos, o ambiente de aprendizagem exerceu um papel determinante, seja na dimensão física decorrente da implantação do observatório de pesquisa e prática em administração (OPPA), como também na experiência de alunos e professores durante a utilização de estratégias ativas de ensino, na avaliação dos estilos de aprendizagem ou como um espaço de aprendizagem capaz de estimular a prática reflexiva dos alunos. Entende-se o ambiente de aprendizagem como o local onde a aprendizagem acontece (FRASER, 2002), que abrange recursos de aprendizagem e tecnologias, meios de ensino, modos de aprendizagem (WARGER; SERVE; DOBBIN, 2009), que pode ser analisado a partir de uma perspetiva multidimensional abrangendo as dimensões física, psicológica, social e tecnológica (SILVA; SILVA; COELHO, 2018). Esta proposta tem como objetivo analisar as implicações do ambiente de aprendizagem na formação de estudantes de cursos de Graduação em administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. A proposta apresenta as seguintes contribuições: (a) o desenvolvimento e validação de uma escala para analisar o ambiente de aprendizagem e sua validação em três países pode contribuir para ampliar o impacto do ambiente de aprendizagem em vários contextos multiculturais; (b) a caracterização e análise do ambiente de aprendizagem em uma perspetiva multicultural pode indicar como contextos educacionais de vários países impactam na formação de profissionais; (c) a compreensão das especificidades de cada uma das dimensões do ambiente de aprendizagem e suas implicações na formação profissional pode ajudar na inserção de alunos em países diferentes daquele em que o profissional foi formado; (d) a análise do ambiente de aprendizagem, a partir de uma perspetiva multicultural e multidimensional pode auxiliar na delimitação de estratégias de ensino que potencializem o engajamento dos alunos, a sua motivação para aprendizagem e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. A metodologia da pesquisa abrange duas etapas: a primeira envolve o desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação do ambiente de aprendizagem numa perspetiva multidimensional e multicultural no Brasil, na Espanha e em Portugal. A segunda etapa da pesquisa envolve a realização de uma survey nos três países para analisar a relação entre o ambiente de aprendizagem, o engajamento, a motivação e as competências socioemocionais dos estudantes de cursos de graduação em Administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. Além do impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico por meio dos estudos realizados, a pesquisa também impactará na melhoria do ensino, uma vez que serão realizadas ações de formação docente nos três países. Do ponto de vista de inovação, pretende-se desenvolver uma versão do sistema de acompanhamento da aprendizagem discente (www.saad.net.br) em espanhol e incorporação de módulos de engajamento, motivação para aprendizagem e competências socioemocionais como ações específicas deste projeto, que poderá ajudar os alunos em seu processo de formação profissional e auxiliar os professores no planejamento de ações docentes que potencializem a formação dos alunos.

Beneficiadores finais/população-alvo: Alunos e professores dos cursos de Administração

Cronograma: 2019-2022

Cristina Parente, investigadora responsável na UO.

Membros da Equipa
Parceiros
Universidade Federal da Paraíba (Proponente)
Universidade Politécnica de Valência (UPV)
Universidade de Valência (UV)
Universidade de Granada (UG)
Universidade do Porto (IS-UP)
Entidade de Financiamento
Research Agency of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPQ.BR) (Ref.: CNPJ 24098477000110)
Montante
7 800,00 €
Ano de início
2019

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

Outros Contactos

 

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