Observatório Social do Noroeste

Observatório Social do Noroeste (OSN) é uma infraestrutura de investigação do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, que visa analisar e monitorizar as recomposições sociais no Noroeste português, enquanto macrorregião cujo desenvolvimento importa não apenas à população e às entidades aí existentes, mas também às regiões envolventes e ao país (Ribeiro e Ferrão, 2014).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprofundar o conhecimento sobre as desigualdades socioeconómicas contemporâneas, no contexto do noroeste português, a partir de uma perspectiva sociológica;
- Contribuir para o debate científico sobre as dinâmicas de vulnerabilização social subjacentes à (re)produção das desigualdades;
- Contribuir para a definição de políticas e práticas de desenvolvimento local e regional justas e sustentáveis.
LINHAS DE AÇÃO:
- Investigar e analisar as diferentes dimensões das desigualdades socioeconómicas, das categorias sociais e dos territórios especialmente vulneráveis, a partir da recolha de dados primários e fontes secundárias.
- Produzir e disseminar conhecimento científico atualizado sobre as desigualdades socioeconómicas do noroeste português, publicando relatórios, artigos e outros documentos científicos.
- Participar e apoiar na definição de políticas e estratégias de desenvolvimento local e regional.
- Informar e disponibilizar conteúdo rigoroso e atualizado em acesso livre e formato acessível, aproximando a ciência dos públicos.
Coordenação