GRUA - grupo de reconhecimento de universos artísticos/audiovisuais

Sobre

GRUA é um grupo de pesquisa dedicado à formação e à criação de narrativas artísticas e audiovisuais nas ciências sociais. Nossa proposta baseia-se na reflexão e na produção de imagens, sonoridades e outras expressões, em variadas bases de registro, suportes, formas e formatos – tecnológicos, estéticos, políticos e poéticos. Com ênfase na noção de cultura, tomamos eixos analíticos, bem como temáticas clássicas e contemporâneas de campos disciplinares, a envolverem perspectivas teóricas e metodológicas relativas a movimentos culturais, realizadores/artistas, seus contextos, obras e recepção. Ultrapassando, também, discursos científicos formais, valorizamos trabalhos e ensaios fotográficos, cinematográficos, sonoros, instalações, entre outras mídias. Assim, pretendemos integrar produções e experimentações, de modo a contribuir e agregar conhecimentos e olhares acerca de heterogêneos mundos artísticos e sociais – universos a serem reconhecidos.

Instituição Proponente
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Entidades Envolvidas

Grupo sedeado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e composto por pesquisadoras/es e realizadoras/es de outras instituições (UFRGS, UFRRJ, UERJ, UECE, UCP, UFF)