Teatro Universitário em tempos de restrição

2022-05-21

- 2022-05-24

Intercâmbio com o Coletivo FUZUÊ – Brasil

Entre os dias 20 e 26 de maio de 2022, o IS-UP recebe o Coletivo Fuzuê, um grupo de teatro universitário da UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei, para um intercâmbio com o Laboratório de Teatro & Política e o TUP – Teatro Universitário do Porto. As seguintes atividades são abertas ao público. Somente a oficina necessita inscrição prévia.

*21 MAIO | 10 – 17H | OFICINA | SEDE DO TUP – TEATRO UNIVERSITÁRIO DO PORTO

O Laboratório de Agitação e Propaganda do Coletivo Fuzuê proporá práticas cênico políticas a partir de procedimentos pesquisados pelo Coletivo Fuzuê no âmbito do teatro de agitação e propaganda. Assim, ela se estruturará a partir de duas frentes 1) a partir de experiências do grupo na participação de intervenções estéticas ligadas às manifestações políticas públicas, e 2) a partir de ações de formação desenvolvidas em parceria com o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – movimento que traz um acúmulo histórico de tais procedimentos e discussões no campo da cultura e política.

Inscrições até dia 14 de maio para: labteatropolitica@gmail.com

*24 MAIO | 17H30 | SEMINÁRIO + DOCUMENTÁRIO | SALA DE REUNIÕES DA FLUP

O seminário “O trágico e o histórico nos experimentos cênicos do Coletivo Fuzuê” apresenta reflexões a respeito das noções de tragédia e trágico a partir das ideias de Peter Szondi (2004) em Ensaio sobre o trágico e Raymond Williams (2002) em Tragédia moderna, dialogando com as concepções de teatro político de Erwin Piscator (1968) e teatro épico de Bertolt Brecht (1999), bases teóricas da pesquisa artística desenvolvida nos experimentos cênicos do Coletivo Fuzuê no âmbito do Núcleo de Estudos em Teatro Político do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena-NETEP/GPHPC/UFSJ. No campo teórico, refletiremos sobre o modo como as dimensões da tragédia e do trágico atuam no campo político da cena, a partir dos modelos citados e em análise dos experimentos cênicos Fuzuê e Confere resultado de pesquisa desenvolvida entre 2015 e 2018, buscando identificar como a dimensão histórica e trágica da exploração social foi ali debatida em cena.

O documentário “Coletivo Fuzuê: Teatro Universitário em Tempos de Restrição” é um dos resultados da parceria entre o Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena da UFSJ e o Grupo de Pesquisa Terra em Cena da UnB; O documentário foi realizado com a colaboração dos pesquisadores do Coletivo Terra em Cena – Professor Felipe Canova (UnB) e o Cinegrafista do MST Janelson Ferreira (Janes) –, que realizaram uma visita à UFSJ para as captações de som e imagens. O filme apresenta-se em formato de documentário, a partir das imagens captadas de apresentações e processo de criação dos dois experimentos do Coletivo: Fuzuê (2016) e Confere (2018). A narrativa fílmica relaciona tais produções teatrais – incluindo a metodologia de trabalho do Coletivo – e a realidade do entorno universitário, com seus respectivos momentos históricos – do golpe de 2016 e ascensão do bolsonarismo no Brasil em 2018.

cartazteatro