Possibilidades do photovoice em pesquisas participativas

Faculdade de Letras da Universidade do Porto |

2022-03-29

- 2022-03-29

SESSÃO DE TRABALHO - PhD Club | Possibilidades do photovoice em pesquisas participativas

29 de março | 15h horas, sala de reuniões 1

O photovoice enquanto método de investigação qualitativa e enquanto ferramenta de intervenção educativa e social - tem-se estabelecido em diferentes contextos nacionais e internacionais. Nesta sessão, abordaremos sumariamente a sua origem, as suas influências e princípios, bem como as suas diferentes aplicações. Experimentaremos também (na prática) como podemos utilizar a fotografia como técnica de recolha de dados, nomeadamente para captar perspetivas e representações dos/as participantes sobre determinados tópicos. Por fim, discutiremos como pode o photovoice contribuir para a reflexão crítica, o diálogo e o empoderamento das comunidades.

Inscrição obrigatória até 25 março através do email:  phdclubisup@gmail.com.

Para esta sessão, solicitamos aos inscritos/as que enviem duas fotografias da sua autoria, respondendo a estas questões:

1) Como resumiríamos a identidade do Porto?

2) O que me incomoda/entristece/preocupa no Porto?

As imagens podem ter uma dimensão mais realista ou mais metafórica, não necessitando de quaisquer explicações. Devem ser identificadas com o número 1 e 2, de acordo com as questões supracitadas.

Devem ser enviadas para o email: phdclubisup@gmail.com.

COMISSÃO ORGANIZADORA: Inês Maia, Rute Lemos, Vanessa Rodrigues

cartaz2