Passar para o conteúdo principal

Pensar a Ciência Cidadã – Desafios e oportunidades para as Ciências Sociais

Faculdade de Letras da Universidade do Porto |

2022-09-29

Chamada para Comunicações

A Ciência Cidadã assenta numa ideia de investigação que se desenvolve de forma inclusiva e democrática, com benefícios claros para todos os que nela participam, com relevância e impacto para o desenvolvimento do conhecimento científico e consequente estímulo da cultura científica, apresentando-se, por isso, como uma forma eficaz de abordar a diversidade e complexidade dos desafios sociais.

Esta prática tem adquirido visibilidade crescente na última década entre académicos/as e investigadores/as de todas as áreas científicas, entre outros aspetos, por força da sua introdução nos programas de financiamento competitivo e da constituição de associações internacionais e nacionais na matéria. Não obstante, no âmbito das ciências sociais a sua utilização permanece mais limitada, o que constitui um paradoxo face à longa tradição de participação que os cidadãos/ãs têm neste campo científico e contribui para a desvalorização social que persiste em relação às ciências sociais.

Para melhor compreender a importância da Ciência Cidadã e potenciar o impacto e aplicabilidade do conhecimento gerado com (e para) os cidadãos/ãs e as ciências sociais, convidamos académicos/as, cidadãos/ãs cientistas e todos/as os/as interessados/as a debater as especificidades, os benefícios e os desafios que se colocam à utilização desta abordagem, bem como a partilhar boas práticas da sua utilização, em particular com base em projetos e programas nacionais.

A conferência conta com a participação especial de Josep Perelló (Universidade de Barcelona) e o comentário alargado de Ana Delicado (Universidade de Lisboa) e é promovida pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, em colaboração com a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã. Incluirá também painéis de comunicações propostas, nos termos identificados abaixo.

Comissão Científica:

Ana Delicado (ICS-UL), Catarina Azevedo (INOVA+), Cristina Luís (Rede Portuguesa de Ciência Cidadã - CC.pt, CIUHCT, FCUL, ULisboa), João Teixeira Lopes (FLUP, IS-UP), João Queirós (ESE-IPP, IS-UP), Maria João Oliveira (IS-UP).

Propostas de comunicação:

• A submissão de propostas de comunicação deve fazer-se através do email cienciacidada.isup@gmail.com com indicação dos seguintes elementos: autoria/as, título, 3 a 5 palavras-chaves e resumo (150-200 palavras), com indicação clara se apresenta um caso prático e, se aplicável, ODS em que se enquadra o trabalho.
  • Cada pessoa poderá propor até 2 resumos em que seja (co)autor/a.
  • Não há limite ao número de autores por comunicação.
  • A submissão de resumos pode ser realizada em português ou inglês.
  • A avaliação dos resumos compete à Comissão Científica.
  • A participação na conferência é totalmente gratuita.

Data-limite: 30 de junho 2022 (17h de Lisboa)

Logotipo IS-UPLogotipo RPCC.pt

Faculdade de Letras da Universidade do Porto