Não tenho terra nos sapatos | Inteligência artificial e redes sociais

Armazém 22 |

2024-07-20

, 19:00

NÃO TENHO TERRA NOS SAPATOS (TENHO UM CHÃO CHEIO DE PIXELS MORTOS QUE NÃO CONSIGO VARRER PARA DEBAIXO DAS MINHAS PERNAS DE SOFÁ)

Espetáculo de dança de Magda e Miguel F

20 de julho, 19h

Armazém 22 - Vila Nova de Gaia

Imersos nas incertezas da revolução digital, aventuramo-nos a refletir sobre os impactos da manipulação mediática, da Inteligência Artificial (IA) e das Redes Sociais no nosso quotidiano. Sob a bandeira do progresso, um grande outro que nos conhece melhor do que nós próprios, seduz-nos para um lugar difuso onde individualismo, liberdade e uma estranha forma de servidão se diluem. Os corpos humanos, espantados por este admirável mundo novo, anulam-se olhando um horizonte onde opressão e avanço tecnológico se confundem.
Procurando a nossa própria voz, navegamos entre a fragilidade dos afetos, privacidade, intimidade e um capitalismo manipulador, tecnológico e ultra vigilante. Desta jornada nasce a performance, num processo aberto à pesquisa sociológica, encontros-oficina com jovens nativos digitais e à exploração de práticas de dança contemporânea, vídeo-arte, luz, escrita, música eletrónica e experiências generativas com modelos de IA. Examinamos a condição humana num tempo onde a sua própria sobrevivência deixou de ser um cenário futurista. Hoje, não temos terra nos sapatos, temos um chão cheio de pixels mortos que não conseguimos varrer para debaixo das nossas pernas de sofá.

Apoio à investigação: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Ana Cláudia Albergaria e Inês Barbosa)

Bilhetes: https://ticketline.sapo.pt/evento/nao-tenho-terra-nos-sapatos-85028

Para saber mais: https://www.coffeepaste.com/artigo/miguel-f-e-magda-nao-tem-terra-nos-sapatos/