Passar para o conteúdo principal

Colóquio Internacional | Percursos escolares estudantis: acessos e permanências

Anfiteatro Nobre da FLUP |

2024-06-12

- 2024-06-13

Neste encontro privilegiaremos a reflexão sobre a importância do cruzamento entre diacronia e sincronia nos trajetos escolares. Na verdade, apesar das origens sociais, na sua multidimensionalidade e interseção (classe, género, etnia) serem preditores importantes, não é menos necessário ter em conta as desigualdades que se vão formando ao longo das trajetórias estudantis, nem tampouco a sua moldagem pelos projetos e mecanismos da socialização antecipatória e dos grupos de referência. Assim se cruzam, pois, diacronia (ciclos de vida; bifurcações e encruzilhadas ao nível individual; papéis sociais – do aluno ao jovem; etc.) e sincronia (na pluralidade de contextos, princípios, agentes e instituições de socialização). Assim se cruza, também, a precisão de ter em conta, não apenas o franquear dos ciclos de estudo, mas fundamentalmente as condições de sustentabilidade dos percursos longos, em particular quando falamos das classes populares. Em suma, este encontro será uma ocasião privilegiada para a troca de saberes entre investigador@s do Brasil, Portugal, Espanha e França.

Cette rencontre se concentrera sur l'importance de l'intersection entre diachronie et synchronie dans les trajectoires scolaires. En effet, si les origines sociales, dans leur multidimensionnalité et leur intersection (classe, genre, ethnicité) sont des prédicteurs importants, il n'en est pas moins nécessaire de prendre en compte les inégalités qui se forment au fil des trajectoires des élèves, ainsi que leur façonnement par les projets et les mécanismes de socialisation anticipée et les groupes de référence. C'est ainsi que se croisent la diachronie (cycles de vie ; bifurcations et croisements au niveau individuel ; rôles sociaux - de l'étudiant au jeune ; etc.) et la synchronie (dans la pluralité des contextes, principes, agents et institutions de socialisation). Cela rejoint également la nécessité de prendre en compte non seulement l'ouverture des cycles d'études, mais fondamentalement les conditions de durabilité des formations longues, en particulier lorsqu'il s'agit des classes populaires. En résumé, cette rencontre sera une occasion privilégiée pour les chercheurs du Brésil, du Portugal, de l'Espagne et de la France d'échanger leurs connaissances.

This meeting will focus on the importance of the intersection between diachrony and synchrony in school trajectories. Although social origins, in their multidimensionality and intersection (class, gender, ethnicity), are significant predictors, it is no less necessary to take into account the inequalities that are formed throughout student trajectories, as well as their shaping by the projects and mechanisms of anticipatory socialisation and reference groups. This is how diachrony (life cycles, bifurcations and crossroads at an individual level, social roles - from student to young person, etc.) and synchrony (in the plurality of contexts, principles, agents and institutions of socialisation) intersect. This also brings together the need to consider not only the opening up of study cycles but fundamentally the conditions for the sustainability of long courses, mainly when talking about the working classes. In short, this meeting will be a privileged opportunity for researchers from Brazil, Portugal, Spain and France to exchange knowledge.

 

ENTRADA LIVRE! 

Não é necessária inscrição.

c

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

Outros Contactos

 


fct

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo