Call | Exposição "Entre Páginas e Lentes: Uma Revisitação Fotográfica das Novas cartas portuguesas"

2024-04-24

O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, em colaboração com o CCIF/UMAR, convida todas as mulheres a participar numa exposição que procurá interpretar as "Novas Cartas Portuguesas", uma obra literária icónica do feminismo, escrita pelas “três Marias”: Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.

📸 A tua Voz, a tua Fotografia: Capturando as nuances interseccionais da experiência feminina contemporânea

Com inspiração no marco dos 50 anos do 25 de abril, e no legado de Ana Luísa Amaral, ao propor a revisitação da obra através da edição Novas Cartas Portuguesas Três Décadas Depois, busca-se explorar a pergunta: O que é ser mulher na sociedade portuguesa de hoje? Convidamos todas a capturar de 1 a 3 fotografias que retratem as suas experiências, quotidianos e desafios.
A exposição procurará reinterpretar a essência das "Novas Cartas Portuguesas" numa linguagem atual, incorporando as fotografias submetidas. Queremos criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a experiência contemporânea das mulheres em Portugal, tendo em conta interseções de classe, etnia, nacionalidade, etc.

🗓️ Como Participar:

Capturar: Tira 1 a 3 fotografias que representem a tua experiência enquanto mulher em 2024;
Enviar: Submete as tuas fotografias através do email: comunicacaoisup@gmail.com
Participar: Faz parte deste diálogo sobre a mulher na sociedade portuguesa.

Este é um convite para todas as mulheres contribuírem para uma exposição que celebrará a diversidade de vozes femininas na contemporaneidade. Junta-te a nós nesta iniciativa única, contribuindo para um retrato próprio da experiência da mulher em Portugal.

c