Passar para o conteúdo principal

Entre o Herdado, o Vivido e o Projetado. Estudo de Caso sobre o Sucesso Educativo em dois Colégios Privados Frequentados pelas Classes Dominantes

Entre o Herdado, o Vivido e o Projetado. Estudo de Caso sobre o Sucesso Educativo em dois Colégios Privados Frequentados pelas Classes Dominantes

Descrição

QUARESMA, Luísa (2014). Entre o Herdado, o Vivido e o Projetado. Estudo de Caso sobre o Sucesso Educativo em dois Colégios Privados Frequentados pelas Classes Dominantes. Porto: Edições Afrontamento. ISBN 978-972-36-1364-3.

SINOPSE

O estudo que agora é dado à estampa constitui um estimulante exemplo do que a sociologia pode oferecer: o desvendamento do mundo social através de uma outra forma de olhar e interrogar o que se julga conhecer. Desse exercício, alicerçado em protocolos científicos validados, resulta um saber feito de descobertas surpreendentes e, não raro, na contramão de verdades tidas como absolutas.
Ora este livro constitui, justamente, uma dessas instigantes viagens de conhecimento, empreendida com grande fôlego, seriedade e dedicação. Ela incide sobre domínios frequentemente esquecidos na sociologia portuguesa, ao tomar como pontos cardeais os grupos sociais dominantes - minorias que ficam habitualmente na sombra dos estudos mainstream - e as instituições de ensino por eles escolhidos - universos tendencialmente preservados, quando não mesmo fechados, discretos aos olhares exteriores. Mais concretamente, Maria Luísa Quaresma propõe-se explorar as representações sociais do sucesso educativo e as práticas que visam promovê-lo desenvolvidas - em maior ou menor convergência - por famílias das classes dominantes e por colégios privados «de excelência» onde os seus descendentes estudam. O objetivo central desta viagem, tal como a autora o explicita, é justamente repensar o que significa ser bem sucedido na ótica das classes dominantes.

Ano de Publicação
2014

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

Outros Contactos

 

fct-logo

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo