QUEIRÓS, João, Aleixo. Génese,(des)estruturação e desaparecimento de um bairro do Porto [1969-2019], Porto, Edições Afrontamento, 224 pp. ISBN: 978-972-36-1712-2
Sinopse
Descivilizar, demonizar, demolir: João Queirós apresenta neste livro necessário, duro e incontornável os principais resultados de uma investigação sociológica de terreno sobre a origem, trajetória e destino do Bairro do Aleixo, um bairro camarário portuense construído em meados dos anos 1970 e entretanto esvaziado e demolido.
Esta pesquisa quis percorrer, com os moradores e outros protagonistas locais, o arco temporal de cinquenta anos que vai da publicação, em 1969,por Fernando Távora, do Estudo de Renovação Urbana do Barredo - que projetou a construção do Bairro do Aleixo para realojamento das famílias desalojadas pela intervenção urbanística e habitacional então programada para o coração do centro histórico do Porto - ao esvaziamento pleno do bairro - que a Câmara Municipal do Porto começou a demolirem 2011 e que em 2019, já sem duas das suas cinco torres, viu partir os últimos moradores.