O paper que se apresenta é de caráter exploratório e tem enquanto objetivo identificar como o uso das redes sociais, e neste caso em particular, a utilização do Facebook, por parte do partido político Chega e do seu líder André Ventura, é invocado como ferramenta de campanha política. Desse modo, iremos abordar o sucesso deste político e do seu partido através do marketing digital para conquistar o eleitorado, assim como perceber até que ponto o seu programa político é divulgado ou se estamos perante a divulgação de demagogia política, propaganda e o uso de “fake news” associadas ao conceito de pós-verdade – “facto alternativo”. Recorreu-se a entrevistas a agentes sociais ligados à área da comunicação e a um ex-autarca para concretizar objetivos a que nos propusemos, bem como à análise documental. Os resultados apontam para a utilização das redes sociais enquanto ferramentas políticas pensadas para a promoção da simplificação (frequentemente deturpada e polémica) dos discursos, sem a apresentação realmente esclarecedora do programa político.
Da autoria de Paulo Sérgio Queirós Dias.
Desejamos boas leituras!