Passar para o conteúdo principal

RESTAURA - Revitalizar a Terra: Avaliação da saúde do solo, análise de risco e reabilitação de antigas áreas mineiras

Em Curso
Sobre

Resumo: No Norte de Portugal os resíduos da atividade mineira da exploração de carvão, Sb-Au, Au-As e W depositados em escombreiras, são uma fonte de poluição dos solos e águas. O projeto RESTAURA: Revitalizar a Terra: Avaliação da saúde do solo, análise de risco e reabilitação de antigas áreas mineiras tem como objetivo avaliar a poluição ambiental destas áreas contribuindo para a definição de estratégias de mitigação e recuperação da saúde destes recursos. Paralelamente, será analisado o impacto sociológico da exploração mineira nas comunidades locais, e serão promovidas residências artísticas que fomentem novas formas de interação entre ciência, território e relações humanas.

Beneficiadores finais/população-alvo: Comunidades de antigas áreas mineiras, com especial foco em São Pedro da Cova, Midões, Banjas, Tapada, Corgo e Rio de Frades.

Área(s) científica(s): Geologia, Química e Geoquímica, Geofísica, Sociologia e Artes.

Cronograma: abril 2025-março 2028

Equipa: João Teixeira Lopes (responsável na FLUP); José Soeiro; Leonor Medon.

Parceiros
Instituição proponente: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Instituições parceiras: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) / Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP); Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Entidade Financiadora
Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE2030-FEDER-02704900), Portugal 2030 e União Europeia
Montante Global:
409.773,14 EUR
Montante IS-UP:
48.222,00 EUR
Ano de início
2025