Passar para o conteúdo principal

O Caleidoscópio Jorge Lima Barreto: Trajetos de estéticas experimentais das neo-vanguardas portuguesas – da revolução ao século XXI

Em Curso
Sobre

Projeto de doutoramento “O Caleidoscópio Jorge Lima Barreto: Trajetos de estéticas experimentais das neo-vanguardas portuguesas – da revolução ao século XXI”
Referência: 2025.02588.BD
Área científica: Artes; Música
Orientação: Paula Guerra (orientadora) (IS-UP); Paulo Estudante e José Abreu (coorientadores) (FLUC)
Cronograma: março 2026-março 2029

Resumo: Este projeto parte de uma análise do espólio de Jorge Lima Barreto doado à Universidade de Coimbra e visa uma (re)construção identitária do criador – e sua(s) cena(s) caleidoscópica(s) - através de composições, escritos, processos criativos, práticas performativas - explorados em laboratórios artísticos que permitam o estudo dos processos composicionais transdisciplinares de Jorge Lima Barreto num âmbito de prática como investigação. O maior argumento prende-se com o lastro poliédrico-oblíquo que Lima Barreto teve (tem) na (re)definição do experimentalismo sónico-estético português no pós-25 de abril. Este projecto, pretende interpretar o material do acervo, caraterizar Jorge Lima Barreto nas vertentes da criação, produção, mediação, fruição artística, crítica, produção literária e performativa e todos os cruzamentos multidisciplinares. Será feito o posicionamento de Jorge Lima Barreto na sociedade enquanto património, memória e figura central das cenas musicais experimentais portuguesas e transglobais. Assente numa metodologia mista, participativa e comparativa, pretende-se desenvolver um arquivo acompanhado de laboratórios artísticos, acessíveis publicamente através de edições numa lógica de ciência-aberta/arte-pública acessível e enriquecedora da comunidade.

Beneficiadores finais/população-alvo: Comunidade académica e artística em geral.

Coordenador
Parceiros
Instituição proponente: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC)
Instituição de acolhimento: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)
Entidade Financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT)
Ano de início
2026