Passar para o conteúdo principal

O Clube de Cinema de Campanhã

Em Curso

Descrição

Resumo: Recorrendo ao cinema como ferramenta para desconstruir estereótipos, emancipar e capacitar, social e individualmente, a população, o projeto O Clube de Cinema de Campanhã terá como atividade principal a criação de um clube de cinema comunitário. O objetivo da iniciativa passa pelo reforço da cultura democrática e consciência cívica de um grupo de jovens residentes naquele território. No decurso do projeto organizar-se-ão sessões tanto em escolas como no seio da comunidade, para além de debates, workshops e outras atividades abertas a todos/as, com vista ao fortalecimento do compromisso social dos vários jovens abrangidos e demais habitantes com a sua freguesia. A iniciativa terá ainda uma importante componente de diagnóstico social colaborativo e pesquisa etnográfica.

Área Científica: Educação não formal; sociologia; cinema e artes visuais; investigação-ação.

Beneficiadores finais/população-alvo: Jovens da freguesia de Campanhã em situação ou em risco de vulnerabilidade socioeconómica. Cerca de 37 jovens que tenham uma ou mais das seguintes características: (i) estudem na Escola Secundária do Cerco; (ii) estejam inscritos em cursos profissionais, e/ou vocacionais, e/ou PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) na Escola do Cerco; (iii) com trajetórias escolares atribuladas, frequentes em contextos com elevadas taxas de insucesso escolar; (iv) com baixas expectativas em relação ao futuro profissional e académico; (v) marcados pela ausência de competências específicas no campo artístico e político que possam mobilizar para intervir na comunidade; (vi) preferencialmente residentes nos bairros do Cerco e do Lagarteiro, marcados por elevados índices de pobreza e exclusão social; (v) e ainda jovens do grupo acolhido pela Crescer Ser, através do centro de acolhimento temporário 'Casa do Vale', igualmente em Campanhã.

Cronograma: maio 2021-dezembro 2022

Coordenador
Membros da Equipa
Parceiros
Associação Cultural Figura Nacional (Proponente)
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Agrupamento de Escolas do Cerco
Crescer Ser – Casa do Vale
Junta de Freguesia de Campanhã
Instituições participantes (não parceiras): Espaço MIRA e Visões Úteis
Entidade de Financiamento
Programa Cidadãos Ativ@s — financiado pela EEA Grants, gerida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto
Montante
77 800,00 €
Ano de início
2021

Contactos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto, Portugal

Telefone: +351 226 077 132
Email: isociologia@letras.up.pt

 

Outros Contactos

 

fct-logo

Ref.: UIDP/00727/2020

Ref.: UIDB/00727/2020

flup-logo