Freguesia Imaginada — Encontro de reflexão sobre projetos artísticos comunitários a partir do território de Campanhã

Mira Fórum |

2021-11-25

- 2021-11-26

FREGUESIA IMAGINADA é uma iniciativa organizada pelos/as investigadores/as do Instituto de Sociologia Tânia leão e Gil Fesch, e por Beatriz Lacerda, no âmbito do Projeto Clube de Cinema de Campanhã (Programa Cidadãos Ativ@s — financiado pela EEA Grants, gerida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto).

Campanhã é uma freguesia situada na zona oriental da cidade do Porto, marcada por intensos processos de degradação urbana e desindustrialização, com impactos nos níveis de desemprego e de pobreza da população. A relegação social a que tem estado sujeito este território e a sua população tem levado a que seja “locus de intervenção pública de vários programas que se foram sucedendo ao longo do tempo”, nomeadamente no âmbito da habitação social e da educação compensatória.

É possível fazer igual constatação a respeito dos projetos artísticos comunitários. Nos últimos anos, foram várias as entidades, estruturas e diferentes figuras mediadoras (professores/as, ativistas, personalidades locais), com ligação às artes ou que recorrem às artes como instrumento de mediação, que se fixaram neste espaço e/ou começaram a desenvolver ações/projetos em Campanhã e com a população da freguesia. Apesar de existir um conjunto importante de ações a serem desenvolvidas em Campanhã, na maioria das vezes, as sinergias estabelecidas são ténues. Pelo contrário, impera um razoável desconhecimento do trabalho concreto que está a ser realizado em prol da população e com a população, assim como das dificuldades ou barreiras com que têm deparado todos estes/estas intervenientes.

FREGUESIA IMAGINADA tem como objetivo criar um espaço de partilha de experiências, fazer a ponte com a comunidade científica, através do convite a académicos/as com trabalho de referência nesta área, para que os/as mesmos/as enquadrem e comentem os projetos/ações que venham a ser apresentados, fazendo sugestões, apontando caminhos e auxiliando no dissipar de dificuldades.

Nos dois dias do Encontro estarão presentes os coletivos Balleteatro, Circolando, Espaço Mira, Espaço T, Figura Nacional, Fios e Desafios, Sinergi@s, Cercar-te E8G, PELE e Visões Úteis.

Ainda os/as convidados/as Beatriz Petrus, Cezar Migliorin, Hugo Cruz, Inês Barbosa, José António Pinto,  Ligia Ferro, entre outros/as, a confirmar.