Os cadernos da Pandemia - Volume 4

Já disponível o quarto volume!

Saiu o quarto volume de "Os cadernos da Pandemia", coleção do IS-UP, sob o título: (Re)Inventar a Intervenção Social em Contexto de Pandemia, coordenada pelas investigadoras do Instituto de Sociologia Idalina Machado e Sara Melo.

Esta publicação responde à exigência da relevância do conhecimento sociológico. É urgente analisar e debater a urgência, ainda que respeitando as formas, linguagens, métodos e protocolos deste saber que é o nosso.

De repente, algo que os/as sociólogos/as há muito escreveram sobre as dimensões do risco e da incerteza à escala global, toma conta das nossas vidas sob a forma de uma pandemia. Contudo, este fenómeno pouco tem de catástrofe "natural". Na verdade, na multiplicidade de causas que a potenciam e na plêiade de consequências que se experimentam, sobressaem ativamente processos sociais. A relação predadora homem/Natureza; a fragilidade de serviços públicos, nomeadamente de saúde, assolados por políticas austeritárias; a ampliação de desigualdades sociais entre países e dentro de cada Nação, aumentaram, em muito, a intensidade do flagelo e as vulnerabilidades humanas.

Sociólogos/as e cientistas sociais têm sido rápidos a procurar conhecimento e a instaurar observatórios sobre a emergência. Constroem-se redes, lançam-se projetos, ativam-se cumplicidades. O IS-UP faz a sua parte, abrindo caminhos de debate com estes cadernos.

(Re)Inventar a Intervenção Social em Contexto de Pandemia: download