Chamada para propostas de projetos / Mestrado em Sociologia

Até ao dia 15 de março de 2020, encontra-se aberto o período de apresentação de propostas, por parte de entidades privadas ou públicas, para o acolhimento de estágios curriculares no âmbito da unidade curricular “Relatório de Estágio” do 2.º ano do Mestrado em Sociologia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Esta iniciativa pretende proporcionar aos estudantes uma experiência de profissionalização, em diversos contextos do mercado de emprego, assim como dar a conhecer às entidades acolhedoras a diversidade de perfis profissionais e de campos de intervenção dos sociólogos. A realização do estágio poderá ocorrer a partir de outubro de 2020 e terá uma duração de 500h a acordar com as entidades acolhedoras.

Espera-se que os estudantes desenvolvam atividades que permitam a operacionalização dos conhecimentos sociológicos adquiridos ao longo da sua formação, enquadradas nos mais diversos contextos profissionais, designadamente:

• Empresas e outras organizações (formação profissional, organização do trabalho, gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional, gestão da qualidade, comunicação empresarial);
  • Autarquias (planeamento e desenvolvimento local e regional, animação local, planeamento e reabilitação urbana, habitação, projetos sociais e culturais);
  • Cultura e comunicação (animação cultural, cultura e património, programação de equipamentos culturais, comunicação organizacional, eventos e análise de públicos, redes sociais, marketing e publicidade);
  • Sistemas de avaliação, serviços de informação e planeamento estratégico;
  • Administração pública (justiça, educação, saúde, inclusão social, emprego e formação profissional, desenvolvimento económico e social, inclusão social, cultura e património);
  • Instituições de solidariedade social e de desenvolvimento (formação profissional, inclusão social, desenvolvimento económico e social, local e regional, reinserção social e profissional);
  • Projetos de consultoria e intervenção social (centros de investigação ou gabinetes de estudos, ONGs, associações socioculturais).

A submissão de propostas é realizada online, até ao dia 15 de março de 2020, da seguinte forma:

PÚBLICO EM GERAL:

Após validação do registo e acesso pela FLUP, os proponentes receberão todas as instruções por email para acederem à opção "Nova Proposta" e preencherem o formulário com os campos indicados.

COMUNIDADE U.PORTO (pessoas com vínculo à U.Porto, em representação de um serviço):

As propostas recebidas serão apreciadas pela comissão científica do curso, ocorrendo a comunicação da sua aceitação entre 6 e 13 de abril de 2020.

Quaisquer dúvidas poderão ser enviadas para:

msoci@letras.up.pt

Questões técnicas relativas à utilização do sistema, poderão ser enviadas para:

uag@letras.up.pt (Unidade de Apoio à Gestão)