Capítulos de Livro

Percursos focados na educação e com inflexões

CAETANO, Ana; ESTEVES, Denise; LEÃO, Tânia; RODRIGUES, Vanessa, “Percursos focados na educação e com inflexões”, in COSTA, António Firmino da; LOPES, João Teixeira; CAETANO, Ana (orgs.), Percursos de estudantes do ensino superior. Fatores e processos de sucesso e insucesso, Lisboa, Editora Mundos Sociais.

Estigmas, rotulações e apropriações no rock português (1960-2020)

MARTINS, Ana (2019), "Estigmas, rotulações e apropriações no rock português (1960-2020)", in GUERRA, Paula; DABUL, Lígia, De Vidas Artes, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 314-324.

Regulação social das doenças reumáticas

SILVA, S.; ALVES, Bruno Rodrigues; Costa, D., “Regulação social das doenças reumáticas”, in Doenças Reumáticas em Portugal: da Investigação às Políticas de Saúde, Porto, Observatório Nacional das Doenças Reumáticas, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, pp. 233-246.

Sobre a descolonização do mundo da vida. Excurso em torno de Ortega y Gasset

FERNANDES, António Teixeira, “Sobre a descolonização do mundo da vida. Excurso em torno de Ortega y Gasset”, in PIMENTEL, Manuel Cândido; AMARAL, Carlos Pacheco; EPIFÂNIO, Renato (coords.), Gustavo de Fraga, Pensamento e Obra, Lisboa, Movimento Internacional Lusófono, pp. 57-82.

Jovens e Teatro do Oprimido - caminhos para a cidadania e transformação social

BARBOSA, Inês; FERREIRA, Fernando Ilídio, "Jovens e Teatro do Oprimido - caminhos para a cidadania e transformação social | Youth and Theater of the Oppressed - paths for citizenship and social transformation", in Teatro e Intervenção Social, Chaves, Portugal: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, pp. 27-52.

Educação e cidadania crítica: uma experiência ativista com Teatro do Oprimido

BARBOSA, Inês, "Educação e cidadania crítica: uma experiência ativista com Teatro do Oprimido | Critical citizenship and education: an activist experience with Theater of the Oppressed", in Teatro do Oprimido: teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI., Chaves: Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural, pp. 17-26.

O teatro fórum como processo de conscientização na educação com jovens

BARBOSA, Inês; RODRIGUES, Alexandra; MENDES, Tatiana, "O teatro fórum como processo de conscientização na educação com jovens | Forum theatre as process of awareness in education with young people", in Prevenir a violência, construir a igualdade | Prevent violence, build equality, Portugal: Projeto Art'themis | UMAR, pp. 101-112.

O Abuso de Pessoas Idosas: Definições e Controvérsias

DIAS, Isabel; LOPES, Alexandra; LEMOS, Rute, “O Abuso de Pessoas Idosas: Definições e Controvérsias”, in PAULINO, Mauro; COSTA, Dália (coord.), Maus-Tratos a Pessoas Idosas, Lisboa, Pactor, pp. 19-36.

Violência(s) sobreposta(s): Contextos, tendências e abordagens num cenário de mudanças

CAVALCANTI, Vanessa, “Violência(s) sobreposta(s): Contextos, tendências e abordagens num cenário de mudanças”, in DIAS, Isabel (org.), Violência doméstica e de gênero: Uma abordagem multidisciplinar, Lisboa, Pactor, pp. 97-122.

Prefácio “Os empresários da indústria têxtil no vale do Ave: um contributo para uma sociologia da formação do habitus económico

PEREIRA, Virgílio Borges, Prefácio “Os empresários da indústria têxtil no vale do Ave: um contributo para uma sociologia da formação do habitus económico”, Porto, Afrontamento, pp. 11-12.